Notícia

Petrobrás é a 30ª maior empresa do mundo

Data da publicação: 28/05/2014
Autor(es): Rogerio Lessa

Fomos alertados por um leitor sobre um engano na matéria que apresentou a Petrobrás como a 10ª maior empresa do mundo no ranking da Forbes. Na verdade, nossa fonte se reportava ao levantamento feito pela revista em 2012. Hoje a Petrobrás ocupa a 30ª posição no mesmo ranking Forbes.

Para o Rubin Pedro Diehl Filho (ex-diretor da AEPET) a mudança de posição não invalida a análise feita na matéria, de que o potencial de crescimento da Petrobrás é muito grande, o que tem despertado a cobiça das multinacionais do setor, uma das razões para as matérias negativas que têm saído na mídia.

“O momento pode não ser o melhor para a Petrobrás, mas a tendência é melhorar, já que a previsão é que em cinco ou seis anos a produção dobre. Isto não vai acontecer com nenhuma outra empresa do setor”, observa Diehl, lembrando o impacto do aumento da produção nos lucros da Companhia. Ele pondera também que se o lucro da Petrobrás for dividido pelo seu valor de mercado a empresa sobe para a 16ª posição. “A Petrobrás é a 22ª maior empresa do mundo em vendas e a 30ª posição é produto de um mix de quatro indicadores”, acrescenta.

O ex-diretor da AEPET pondera ainda sobre o atual padrão internacional de negócios, que tende à financeirização da economia mundial, em detrimento da economia real. “Do primeiro ao quinto lugar do ranking, todas as empresas são da área financeira – bancos chineses e americanos”, resume, advertindo que mesmo as outras companhias brasileiras que aparecem na pesquisa existe o predomínio dos bancos – Itaú (46ª) e Bradesco (63ª).

A primeira empresa não financeira a aparecer no ranking é a Exxon Mobil, petroleira, seguida da General Eletric, holding que possui um poderoso braço financeiro. Até a décima posição, a Forbes inclui mais dois bancos (Wells Fargo e Bank of China) e, finalizando, a petroleira PetroChina.