Cerimônia realizada nesta quarta-feira (28/5), em Serrinha, na Bahia, marcou a conclusão de 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água de chuva que integram o Programa Uma Terra, Duas Águas. A iniciativa, patrocinada pela Petrobrás, foi desenvolvida pela Associação Programa Um Milhão de Cisternas, organização vinculada à Articulação do Semiarido Brasileiro (ASA).
Com esses sistemas, cerca de 100 mil pessoas poderão armazenar água por meses para a produção de alimentos e criação de animais, em nove estados do semiárido brasileiro. Além de produzir para o próprio consumo, as famílias poderão realizar trocas solidárias e comercialização em pequena escala, mesmo na época da estiagem na região.
A Petrobrás investiu R$ 200 milhões no programa por um período de 12 meses. Além dos 20 mil sistemas, foram construídos 130 bancos de sementes, para garantir a diversidade das espécies tradicionais camponesas, e 65 viveiros de mudas, dedicados à recuperação do bioma da caatinga.
O ex-presidente da AEPET, Diomedes Cesário da Silva destaca a importância das empresas realizarem investimentos sociais, como este das cisternas.
“Para nós, que vivemos no Sudeste, este tipo de ação pode parecer sem importância, mas é capaz de mudar uma realidade regional”, afirma Diomedes.