Segundo navio do Programa de Modernização Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação, o João Cândido iniciou sua primeira viagem internacional atendendo às demandas do pré-sal, transportando um milhão de barris de petróleo do Campo de Lula. A embarcação foi carregada no Terminal Aquaviário da Baía de Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, e parti u para o sul levando petróleo a portos chilenos.
Em operação desde maio de 2012, o suezmax João Cândido foi o primeiro navio construído no Nordeste para o Promef. Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 157,7 mil toneladas de porte bruto, o petroleiro pode carregar até um milhão de barris – quase a metade da produção diária do Brasil. O navio homenageia João Cândido Felisberto, também conhecido como “Almirante negro”, um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata.
Na opinião do Engenheiro de Equipamentos Estellito Rangel Junior, a notícia é positiva, mas há preocupação quanto à efetiva possibilidade do João Cândido fazer viagens mais longas. “Cabe ressaltar que ele foi para o Chile, ou seja, está margeando a costa, embora possua certificação para viagens América x Europa, por exemplo”, comentou, lembrando que o navio foi entregue em 2012 e só após dois anos saiu a certificação. “Precisamos do navio para fazer exportações, mas há muita demora”, resumiu.