Notícia

Depois de anunciar o fim do congelamento da gasolina, Venezuela estuda vender ativos da PDVSA nos EUA

Data da publicação: 11/08/2014

Uma semana após anunciar o fim do congelamento dos preços da gasolina, o governo da Venezuela deixou claro que também está disposto a se desfazer da Citgo Petroleum Corporation, uma das maiores refinadoras e comercializadoras dos Estados Unidos

Quem deu a informação foi o ministro de Petróleo e também presidente da PDVSA, Rafael Ramírez.

A Venezuela, através da PDVSA, comprou a totalidade da Citgo, num processo iniciado em 1986 e concluído em 1990. Sediada em Huston, no Texas, a companhia era a peça principal do plano de internacionalização da PDVSA, que procurava avançar na integração vertical do negócio, em escala global, garantindo espaço para o óleo pesado venezuelano.

A Citgo possui uma capacidade de refino acima de 750 mil barris/dia, além de controlar uma rede com mais de 6 mil postos, em 27 estados norte-americanos, principalmente na costa leste e está avaliada entre US$ 10 bilhões a US$ 15 bilhões.

A venda seria uma forma de melhorar a situação financeira da PDVSA, garroteada pela política de preços do governo. Mas a venda também tem outro propósito estratégico. As crescentes tensões políticas entre Venezuela e EUA, poderiam colocar os ativos da Citgo como objeto de sanções por parte de Washington.