Notícia

Aumento da produção reduz importação de derivados

Data da publicação: 22/08/2014
Autor(es): Rogerio Lessa

O crescimento da produção de petróleo teve efeito na redução da importação de gasolina no segundo trimestre. Neste período, foram importados 28 mil barris de gasolina por dia, ante 58 mil barris importados no primeiro trimestre. A Petrobrás informou também que o fator de utilização de seu parque de refino subiu de 96% para 98%, na mesma base de comparação, elevando em 3% a produção de derivados, cuja média de produção diária chegou a 2,180 milhões de barris, com destaque para o aumento da produção de diesel e gasolina. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o aumento registrado é de 2%.

Com este cenário, o parque de refino da Petrobrás bateu novo recorde de produção no segundo trimestre de 2014. Em junho, foi atingida a marca de 2,172 milhões de barris processados por dia. O número totaliza 21 mil barris por d ia a mais do que o registrado no recorde anterior, em março. O valor está 12% acima do registrado em 2012 (1,944 milhões de barris processados por dia), o que representa um acréscimo de 228 mil barris processados diariamente.

A AEPET pondera que este desempenho mostra a elevada capacidade operacional da Petrobrás e seus técnicos, mas reitera sua ponderação quanto à necessidade de dosar o ritmo da produção em função dos interesses nacionais e da capacidade da indústria nacional de fornecer máquinas e equipamentos, inclusive para extração do petróleo do pré-sal.