A Petrobrás descobriu acumulação de gás natural no poço exploratório Orca – 1, no Bloco Tayrona, em águas profundas do Caribe colombiano, a 40 quilômetros da costa de La Guajira. É a primeira descoberta na história da pesquisa exploratória em águas profundas nesta região do Caribe.
A Petrobrás é operadora e detém 40% de participação, em associação com a Ecopetrol (30%) e a Repsol (30%).
A perfuração do poço foi finalizada no mês de setembro e alcançou 4.240 metros. A profundidade da água é de 674 metros. A acumulação de gás natural foi confirmada a uma profundidade de 3.600 metros. A Petrobrás dará continuidade às operações previstas, com o objetivo de melhor avaliar a descoberta.
A Petrobrás, em conjunto com a Ecopetrol, foi pioneira na atuação no bloco Tayrona, tendo assinado, em 2004, o primeiro contrato concedido pela Agência Nacional de Hidrocarbonetos da Colômbia para exploração em águas profundas do Caribe colombiano.
A empresa também informou que iniciou a produção do campo de St. Malo, localizado a aproximadamente 450 km ao sul de Nova Orleans, Louisiana, nos Estados Unidos. A profundidade de água é de cerca de 2.100 metros na área de Walker Ridge, no Golfo do México, e a profundidade do reservatório é de 8.077 metros.
Descoberto em 2003, St. Malo dispõe de um sistema de completação conectado a uma unidade de produção semi-submersível. A plataforma Jack/St. Malo é compartilhada pelos campos de St. Malo e Jack e tem capacidade de produção de 170 mil barris de petróleo e 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia, com possibilidade de futura expansão. É a maior plataforma semi-submersível em deslocamento instalada no Golfo do México americano, projetada para operar por pelo menos 30 anos.
FONTE: Fatos & Dados