Notícia

A presença da mulher no corpo técnico da Petrobrás

Data da publicação: 09/03/2015
Autor(es): Alex Prado

Em matéria alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Petrobrás divulgou números sobre o crescimento da participação feminina no quadro de funcionários e em funções gerenciais. Em dezembro de 2014, 9.256 mulheres faziam parte do quadro efetivo da empresa, representando 16% do total de empregados.

Considerando que, em 2005, eram 5.116 mulheres, a participação feminina na década aumentou 84,3%. E um contingente de 4.737 mulheres ocupa 21% dos cargos em nível superior.

Ao longo da última década, a evolução da presença feminina em cargos gerenciais passou de 403 postos, em 2005, para 1.200, em dezembro de 2014, sem registro de recuo em qualquer período. Evoluiu, assim, de 10,7%, em 2005, para 17,8%, em 2014.

E até, pouco tempo, uma mulher ocupou a presidência da empresa.

Em novembro de 2009, entrou em operação a primeira sala de amamentação, instalada no edifício-sede (Edise), no Centro do Rio de Janeiro. O espaço tem como finalidade atender as profissionais que retornam de licença-maternidade e precisam ter à disposição um espaço para retirada e armazenamento de leite. Em cinco anos, esse benefício foi ampliado e, hoje, as salas funcionam em 19 prédios, no Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraná, São Paulo, Alagoas e Espírito Santo. Ainda neste mês, mais duas serão inauguradas na Fafen-Bahia e Fafen-Sergipe.

A iniciativa segue a recomendação do Ministério da Saúde de uma amamentação exclusiva do bebê com leite materno, nos primeiros seis meses de idade, e complementar até os dois anos. Sabe-se que o aleitamento funciona como prevenção a diversas doenças.

Em maio de 2012, a Petrobrás assinou o Termo de Compromisso da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho e ONU Mulheres.

FONTE: Blog Fatos e Dados