O AEPET Direto destacou na sua edição do dia 9 a chegada do navio-plataforma Cidade de Itaguaí a área de Iracema Norte do campo de Lula, no pólo pré-sal da Bacia de Santos, litoral do estado do Rio de Janeiro. Neste momento de pesadas críticas, é importante ressaltar o impacto econômico e social da política de conteúdo nacional, que a AEPET defende. A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção de petróleo no campo tem previsão de ser iniciada ainda no terceiro trimestre deste ano.
O Cidade de Itaguaí foi construído com 65% de conteúdo local, ou seja, de peças e equipamentos produzidos por empresas brasileiras. Foram 12 módulos construídos no país, 10 deles no canteiro da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ), e dois no canteiro da Schahin, em São Sebastião (SP). Já a integração dos módulos foi feita no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.
A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção de petróleo no campo tem previsão de ser iniciada ainda no terceiro trimestre deste ano.