Esta terça-feira (21) marcou o lançamento oficial do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, em inglês), também conhecido como Banco dos Brics. O novo banco, com sede em Xangai, tem como missão financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento no Brasil, Rússia, ìndia, China e África do Sul (Brics).
O NBD vem se juntar ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB, em inglês), liderado pela China. Ambos foram criados como alternativas a instituições existentes, como o Banco Mundial.
Segundo o presidente do NBD, o indiano Kundapur Vaman Kamath, “o objetivo não é desafiar o sistema existente, mas sim melhorar e complementar o sistema à nossa própria maneira””, disse o presidente.
O NBD terá um capital inicial de 50 bilhões de dólares a ser financiado igualmente pelos cinco membros que terão direitos iguais a voto. O capital será ampliado para 100 bilhões de dólares nos próximos anos.
Os membros também estabelecerão um fundo de reserva totalizando outros 100 bilhões de dólares. A China prometeu contribuir com 41 bilhões, enquanto o Brasil, a Índia e a Rússia colocarão 18 bilhões cada e a África do Sul contribuirá com 5 bilhões.
FONTE: Reuters