A Petrobrás divulgou nesta terça-feira (18) “fato relevante ao mercado” anunciando que comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a intenção de colocar à venda ao menos 25% da BR Distribuidora. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração (CA), no último dia 8, mas contou com os votos contrários do presidente do CA, Murilo Ferreira, e do representante dos trabalhadores, Deyvid Bacelar.
Segundo a agência Reuters, o presidente do CA justificou seu voto contrário, alegando que decisões adicionais precisam ser tomadas, incluindo a contratação de profissionais com experiência em vendas no varejo e a aprovação de um plano de negócios para a BR Distribuidora, antes que qualquer venda possa ser formatada.
Já Deyvid Bacelar afirmou que fica evidente a estratégia da Petrobrás reduzir seu poder de atuação no segmento de distribuição de combustíveis. Mais do que a redução dos investimentos no setor, esse processo significa a transferência de um ativo da empresa para o mercado, ou seja, nada mais do que uma privatização.