Notícia

A venda do século no Brasil é mais sexy do que o carnaval

Data da publicação: 07/06/2016
Autor(es): Alex Prado

Kenneth Rapoza, jornalista da Forbes e que foi correspondente no Brasil entre 2004 e 2010, escreveu artigo publicado pelo jornal Boston Globe intitulado “A venda do século no Brasil”, dando como certa a aprovação da lei que tira da Petrobrás o estratégico papel de operadora única do pré-sal. O jornalista afirma que esta mudança é mais sexy do que festa de carnaval para as grandes petroleiras.

Desfiando os mesmos argumentos de José Serra para aprovar seu projeto entreguista, já refutados pela AEPET (clique aqui), o jornalista criminaliza a Petrobrás pelos casos de corrupção, quando a empresa foi vítima. Em suas análises, Rapoza também deixa de comentar o impacto da queda do preço de petróleo nos investimentos em exploração e produção em todas as grandes petroleiras.

Com o fim do petróleo barato de se produzir, a cobiça internacional sobre o pré-sal é cada vez maior. Ao anunciar a marca de um milhão de barris de petróleo/dia no pré-sal, a Petrobrás também informou que o custo da produção já se encontra abaixo de US$ 8 dólares o barril.

Mas para o jornalista, os 30 bilhões de barris já provados no pré-sal são suficientes para a Petrobrás e sugere que o desenvolvimento da mais importante descoberta de óleo dos últimos tempo ficará estagnada enquanto o Brasil não entregar às petroleiras multinacionais o direito de operar estes blocos.

Clique aqui para ler a matéria do Boston Globe.