Boletim AD

AEPET Direto 12/12/2013

Data da publicação: 12/12/2013

Faltam quatro dias para você ouvir um noticiário e um debate fora do pensamento único dominante. Vem aí o Portal AEPET!

Alta demanda por petróleo

Uma demanda crescente por petróleo e oferta em queda indicam que o mercado encara riscos de alta de preços nos próximos meses, disse a reguladora energética do Ocidente nesta quarta-feira. A Agência Internacional de Energia (AIE) disse em seu relatório mensal que, após oito trimestres consecutivos de contração, a demanda por petróleo nos países muito industrializados do mundo voltaram a crescer no segundo trimestre deste ano.

Desde então a demanda por combustível se acelerou, particularmente nos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo. No mês passado, a demanda de petróleo nos EUA saltou de volta para mais de 20 milhões de barris por dia (bpd) pela primeira vez desde a crise financeira de 2008.
Veja Mais

Greve na Repar

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina concluiu as sessões de assembleia com todos os grupos de turno e trabalhadores do horário administrativo da Repar no último sábado (7) e o resultado apontou para a deflagração de greve por tempo indeterminado com início à zero hora desta quarta-feira (11).

O motivo é a insegurança com relação ao trabalho na refinaria, situação agravada após o acidente na Unidade de Destilação (U2100), ocorrido no dia 28 de novembro, que causou explosão, incêndio e paralisou a produção desde então.
Veja Mais

Dia do Engenheiro

Nesta quarta-feira (11/12), é comemorado o dia do engenheiro e da engenheira. Como parte das comemorações, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou uma campanha nacional de mídia. De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, a iniciativa contou com veiculação de outdoors, spot de rádio e vídeo. “A campanha tem o objetivo de reforçar a função social da engenharia na cidade e no campo. Todo o conceito foi pensado a partir da importância da engenharia na construção das cidades por um desenvolvimento social sustentável. Afinal, a engenharia está presente no cotidiano de cada um e cada uma de nós”, explicou Bittencourt.
Veja Mais

Seminário “Análise e perspectiva do panorama macroeconômico do Brasil e Argentina”

No dia 16 de Dezembro(2ª feira) haverá um Seminário “Análise e Perspectivas do Panorama Macroeconômico do Brasil e Argentina” gratuito organizado pelo Centro Internacional Celso Furtado(Av. República do Chile, 330/9º andar- Centro – Rio de Janeiro) das 9h ás 18h. O evento terá como palestrantes especialistas do Brasil e da Argentina que debaterão assuntos relativos as duas maiores economias da América do Sul. Aos participantes do evento serão enviados certificados de presença. Para se inscrever no seminário mandar nome e identidade para o email: centro@centrocelsofurtado.org.br.
Veja Mais

Quem esqueceu a Petrobrás?
Por Flavio Flores da Cunha Bierrenbach

No mês passado, entre tantos fogos de artifício que celebraram os 25 anos da Constituição Federal de 1988, não apareceu nem sequer uma estrelinha para assinalar os 60 anos da lei nº 2.004, de 3 de outubro de 1953, que instituiu a Petrobrás. Resultado das convicções, da luta e do sacrifício de brasileiros de várias gerações, a data –jubileu de diamante– restou praticamente ignorada.

Parece normal. Afinal, a despeito de ligeiras diferenças entre governo e oposição, consta que nesse terreno não existe desacordo quanto à louvada inevitabilidade da globalização e, como consequência, a caduquice do modelo brasileiro nacionalista de exploração dos recursos do subsolo.

Para não ficar apenas na superfície, esse debate deveria ser travado, ao menos, na imprensa, na universidade e no Congresso Nacional. Entretanto, o que vai permanecer na história é resultado de espantosa coincidência entre tucanos e petistas. O governo do PSDB logrou aprovar no Congresso proposta de emenda constitucional (PEC 06/95) que “flexibilizava” o monopólio estatal do petróleo.
Veja Mais

COTAÇÃO DO PETRÓLEO

O barril Tipo Brent estava em US$ 109,38 nesta 4ª feira (11/12). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 98,51 o barril (Oil-Price.Net).

Notícias importantes dos últimos AEPET Diretos

ATUALIZAÇÃO DAS DECISÕES DAS AÇÕES DOS PÓS-82 (LEIA MAIS)
PALESTRA DE RONALDO TEDESCO NA ALERJ (LEIA MAIS)
PAULO BRANDÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO SENADO (LEIA MAIS)
CARTA A DILMA CONTRA A EXPLORAÇÃO DO GÁS DE XISTO (LEIA MAIS)
A SEPARAÇÃO DE MASSAS E A RETIRADA DO PATROCÍNIO (LEIA MAIS)

Acessar publicação original:

aepet.org.br