Pré-Sal: Porque é necessário defendê-lo
A fabulosa jazida de petróleo do Pré-Sal, descoberta pela PETROBRÁS poderá significar a redenção social de todos os brasileiros, se permanecer de propriedade do País e for explorada visando exclusivamente o nosso desenvolvimento sustentado com justiça social.No entanto, em 1995, a indevida e absurda quebra do monopólio estatal do petróleo, criando o regime de concessão para sua produção, significou que o petróleo nacional é propriedade do País, representada pela União, somente quando está enterrado, pois quando extraído ela passa totalmente para quem o extrair. Em outras palavras, foi a forma encontrada para entrega de nossa riqueza.
Veja Mais
Para Bloomberg, com vitória de Aécio quem ganha é Shell e Halliburton
A Agência Bloomberg News publicou material produzida pelos jornalistas Sabrina Valle and Juan Pablo Spinetto, com o título: “Vitória de Neves, ganhos da Shell e Halliburton”, que republicamos abaixo:
A perspectiva de uma mudança de regime no Brasil está fazendo a Petróleo Brasileiro SA (PETR4) uma das ações mais valiosas do mundo. E também está abrindo as portas para empresas estrangeiras explorarem mais as grandes riquezas energéticas do país.
Veja Mais
Agenda Internancional
No próximo domingo, 26 de outubro, realizam-se o segundo turno das eleições no Brasil e o primeiro no Uruguai. A eleição brasileira ganha destaque, com a mídia internacional seguindo os debates entre a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e o candidato de oposição, senador Aécio Neves. Há uma indisfarçável preferência pelo candidato de oposição por parte do mundo financeiro, como Wall Street e a City londrina, bem como por parte da mídia conservadora.
Veja Mais
Água e eleições no Faixa Livre desta terça
A suspensão temporária de quase 15 mil trabalhadores do setor automotivo e a queda das bolsas na reta final da eleição serão analisadas pelo economista Adhemar Mineiro, do DIEESE, na edição desta terça-feira do Programa Faixa Livre.
Veja Mais
Coluna do Aposentado (36)
Por Emídio Rebelo
Pobreza
Os aposentados e pensionistas, participantes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem acima do salário mínimo e são segurados do INSS, estão se aproximando da linha de pobreza, permanecendo essa política de massacre no reajuste dos seus proventos, aplicando-se, apenas, o índice inflacionário e não o percentual concedido ao piso salarial. Este procedimento adotado pelo Governo é discriminatório e penaliza quem contribuiu para o Regime Previdenciário com a finalidade de receber uma aposentadoria digna, correspondendo ao que disponibilizaram com o desconto dos salários quando ainda no mercado de trabalho. A correção dessa irregularidade se fará com a aprovação do PL-4434/2008.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Retomada do investimento será puxada pelo petróleo (leia mais)
Iniciado processo eleitoral para a nova diretoria da AEPET (leia mais)
Produção da Petrobrás segue em alta (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)
Por onde sangra a Petrobrás (AEPET Notícias 403)
O barril Tipo Brent estava em US$ 84,54 nesta 2ª feira (20/10). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 82,75 o barril (Oil-Price.Net).