A história de um lutador não se encerra nunca
Por Tereza Ramos e Ronaldo Tedesco
O Boletim SURGENTE nº1288, de 2 de outubro de 2014, do Sindipetro/RJ, publicou na coluna “Fala Petroleiro” o artigo “Aposentado agradece aos trabalhadores petroleiros, mas a luta continua”, assinado pelo companheiro Luís Ernesto Tavares (na foto ao lado, aposentado em julho de 2014.
A informação da aposentadoria de Tavares trouxe um misto de emoções e lembranças. Estivemos ombro a ombro na Bacia de Campos e, de resto, em todas as lutas petroleiras desde a década de 1980. Militamos juntos na construção do Sindipetro/NF, desde a criação da Associação dos Petroleiros, junto com o companheiro Madureira e muitos outros. Na época, éramos parte da corrente petista Convergência Socialista que ajudou a aglutinar e formar politicamente diversos companheiros da vanguarda petroleira.
Veja Mais
Veto da Câmara é derrota de Dilma e da participação social
A Câmara dos Deputados vetou, nesta terça-feira, o Decreto que criava a Política Nacional de Participação Social (PNPS). A mídia hegemônica, que se opôs ao decreto desde seu lançamento em maio, classificou o ato dos deputados como sendo a primeira derrota da reeleita presidente Dilma Roussef. Só votaram a favor parlamentares do PT, do PSOL e do PCdoB.
Veja Mais
Primeiro poço a confirmar petróleo em Libra
O consórcio de Libra informou que a perfuração do primeiro poço de extensão na área de Libra, o 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731), comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade na porção noroeste da estrutura.
O que seria uma boa notícia, não é surpresa para ninguém. A AEPET sempre se posicionou contrária ao leilão de Libra, primeiro por defender a volta do monopólio estatal e pela certeza de que Libra tem potencialidade ainda maior do que já foi anunciado.
Veja Mais
Faixa Livre debate a situação dos aposentados da Petrobrás
A situação dos aposentados da Petrobrás, após a assinatura do ACT é um dos destaques do Faixa Livre desta quinta-feira, entrevistando o diretor do Sindipetro-RJ Emanuel Cancella. O economista Carlos Lessa e o professor de História da UFF Daniel Aarão Reis analisam o momento pós eleitoral.
E o programa Debate Brasil (canal 6 da Net, às 21) reprisa a conversa de Fernando Siqueira e Paulo Metri sobre o ritmo adequado para a exploração do pré-sal.
Veja Mais
Assédio Eleitoral
Por Jorge Luiz Souto Maior
Os trabalhadores têm sofrido os males do denominado “choque de gestão empresarial”, que, baseado no argumento da necessidade competitiva, procura extrair maior produtividade no trabalho por meio da imposição de metas, quase sempre impossíveis de serem cumpridas. Tudo se faz ligado a uma estratégia que é de fato a de não permitir que os trabalhadores percebam que se trata na verdade da continuação da mesma lógica extrativa de mais valor relativo de sua “força de trabalho”, trazendo como benefícios paralelos, e talvez de forma ainda mais importante, o reforço da alienação e da reificação.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Decisão da Petros sobre acordo dos níveis (leia mais)
Sinedino comenta comunicado da Petrobrás sobre operação Lava Jato (leia mais)
Gás não convencional na berlinda (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Pré-Sal é estratégico para o Brasil crescer (AEPET Notícias 406)
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)
O barril Tipo Brent estava em US$ 86,03 nesta 4ª feira(29/10). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 81,42 o barril (Oil-Price.Net).