Boletim AD

AEPET Direto 17/08/2015

Data da publicação: 17/08/2015

Seminário debate geopolítica com Brasil e Petrobrás juntos

A AEPET, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ e o Clube de Engenharia, promove o Seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás – Aspectos estratégicos e geopolíticos que influenciam o planejamento estratégico e de negócios da Petrobrás. As palestras acontecerão nos dias 8, 16, 23 e 30 de setembro, no auditório do 22º andar do Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124), com entrada gratuita (a capacidade do local é de 80 pessoas).
Veja Mais

Modecon discute impactos sócio-econômicos do petróleo

O historiador Túlio Ribeiro é o palestrante desta segunda-feira no MODECON Convida, evento que o Movimento em Defesa da Economia Nacional (MODECON) realiza semanalmente no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), sempre às 17 horas.
Veja Mais

Mais um relato das manobras pelo projeto de Serra no Senado

Ao perceber a dificuldade para ganhar o jogo a favor do projeto 131, o presidente do Senado, Renan Calheiros, mudou a escalação de titulares e suplentes da Comissão Especial encarregada de discutir o projeto 131. Graças a mudança, a maioria, agora, é outra. Antes, os adversários do projeto tinham uma vantagem de 8 contra 6, numa composição que respeitava a vontade política dos líderes de cada bloco político, como sempre acontece e é bom que seja assim. Agora, por decisão do presidente da Casa, o quadro se inverteu.
Veja Mais

Nove razões pelas quais os baixos preços do petróleo podem transformar-se em algo muito pior
Por Gail Tverberg

Por que os preços das commodities, incluindo os do petróleo, permanecem baixos? Em última análise, a questão acaba por ser: “Por que a economia mundial não está a fabricar grande parte dos produtos finais que utilizam estas commodities?” Se os trabalhadores estivessem a obter riqueza suficiente para comprar novas casas e carros, a procura por estes produtos estaria a elevar os preços das commodities utilizadas para construir e operar carros, incluindo o do petróleo. Se os governos tivessem riqueza suficiente para construir um número acrescido de estradas e mais habitação pública, haveria procura pelos commodities utilizadas para isso.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Petição eletrônica em defesa da Petrobrás: quem não assinou, assine! (leia mais)
Manobra muda nomes para análise do projeto entreguista de Serra (leia mais)
Segundo pesquisadores da UERJ, pré-sal pode conter quase 300 bilhões de barris (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
Soberania vale mais que mercado (AEPET Notícias 410)

O barril Tipo Brent estava em US$ 49,22 nesta 6ª feira (14/08). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 42,23 o barril (Oil-price.net).

Entenda a composição do preço da gasolina.

Acessar publicação original:

aepet.org.br