Senadores tentam derrubar no STF manobra de Renan para aprovar o PL 131
Os senadores Telmário Mota (PDT-RR), Roberto Requião (PMDB-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ) deram entrada, na sexta feira (14) no Supremo Tribunal Federal a uma ação, com pedido de liminar, contra a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) que – violando a Constituição e o Regimento Interno do Senado – alterou o número de integrantes da comissão especial formada para analisar o projeto do Senador José Serra (PLS-131) que tira da Petrobrás a condição de operadora única do pré sal e repassa às petrolíferas estrangeiras o direito da Petrobrás sobre os 30% do óleo produzido nas megajazidas do pré-sal.
Veja Mais
Governo negocia mais concessões para o capital e susta o impeachment
A presidente Dilma autorizou o debate entre os ministérios da Fazenda e do Planejamento com o Senado sobre a Agenda Brasil, título pomposo para várias propostas contrárias aos interesses da população em benefício do capital.
Veja Mais
Não há qualquer razão legal ou econômica para abrir mão do controle da Petrobrás
por Gilberto Bercovici
A crise em que foi envolvida a Petrobrás tem gerado inúmeros debates e propostas, alguns bem intencionados ou oportunos. Outros, nem tanto. Como se trata de um setor que abrange cerca de 10% do PIB do Brasil e envolve uma série de decisões políticas cruciais para o nosso futuro, não faltam temas que necessitam de um exame mais detido.
Veja Mais
Vale tudo
Por Eugenio Mancini
O proselitismo político adotou a tática do vale tudo. Qualquer estória, qualquer notícia, por mais singela que seja, é usada como pretexto para um ataque ao governo e aos políticos. Recebi, recentemente, via internet, uma furiosa mensagem de alguém que não conheço, criticando a sanção, pela presidente Dilma, de um decreto legislativo que determina às instituições de ensino brasileiras o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Implicava o rancoroso cidadão com o fato de que, a partir dessa determinação, estaríamos obrigados a chamar a Dilma de presidenta, alegando que um erro de português havia se tornado lei. Completava, com uma série de exemplos de palavras que poderiam ter a grafia alterada, citando, dentre outras, gerenta, dentisto, oculisto, motoristo, etc.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Seminário debate geopolítica com Brasil e Petrobrás juntos (leia mais)
Petição eletrônica em defesa da Petrobrás: quem não assinou, assine! (leia mais)
Manobra muda nomes para análise do projeto entreguista de Serra (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
Soberania vale mais que mercado (AEPET Notícias 410)
O barril Tipo Brent estava em US$ 49,03 nesta 2ª feira (17/08). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 42,50 o barril (Oil-price.net).