Grande mídia tupiniquim esconde decisão da ONU pela reestruturação da dívida argentina
Por César Fonseca
Ignorado pela mídia monopolista patrocinada pelo mercado financeiro especulativo, o dia 10 de setembro foi marcado por decisão histórica da ONU em apoio à resolução encaminhada pela Argentina favorável à reestruturação das dívidas públicas, aprovada por 136 países. Tal iniciativa abre espaço para a ampla discussão política segundo a qual os deficits públicos atuais de todos os países, especialmente os emergentes, são determinados pelo excessivo endividamento público, e não a previdência social, os salários dos servidores, os gastos com saúde, educação, segurança ou os desembolsos com programas sociais. Analistas com olhos voltados para o mercado financeiro pregam cortes sobre essas despesas que geram receitas ao caixa do governo para que possa investir enquanto isola discussão sobre a culpa dos juros altos como formadores do déficit, para não incomodar os credores, anunciantes principais da grande mídia conservadora.
Veja Mais
Domingo, em Copacabana, registre seu apoio à campanha do MPF
Neste domingo (20), no Posto 5 (Praia de Copacabana, no Rio), voluntários da campanha do Ministério Público Federal pela aprovação de 10 medidas legais contra a corrupção no Brasil estarão colhendo assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que contempla, entre outras propostas, a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos no País.
Veja Mais
Williams Gonçalves fala sobre Brasil e Brics no Clube de Engenharia
No dia 30 de setembro, caberá ao professor de Relações Internacionais da UERJ e da Universidad Nacional de Rosario-UNR (Argentina), William Gonçalves, a palestra de encerramento do Seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás – Aspectos estratégicos e geopolíticos que influenciam o planejamento estratégico e de negócios da Petrobrás”, promovido pela AEPET em parceria com o Clube de Engenharia e o Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ).
Veja Mais
A verdade sobre o Relatório de Fiscalização RF nº 28/2014/ERRJ/PREVIC
Por Epaminondas de Souza Mendes e Ronaldo Tedesco Vilardo
Em 15 de janeiro de 2015 o Conselho Fiscal da Petros tomou conhecimento do Relatório de Fiscalização RF nº 28/2014/ERRJ/PREVIC. Este relatório permanece em pauta no conselho desde esta data e, por este motivo, os conselheiros fiscais não manifestaram até o momento opinião sobre o mesmo fora do colegiado.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
É preciso impedir que a Câmara aprove o projeto de lei que acaba o regime de partilha (leia mais)
Abaixo-assinado pela mudança de rumos na Petros (leia mais)
Palestra do Seminário, nesta quarta, será com o professor Maurício Metri (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Seminário é destaque do AEPET NOTÍCIAS (AEPET Notícias 412)
As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
O barril Tipo Brent estava em US$ 49,08 nesta 6ª feira (18/09). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 46,90 o barril (Oil-price.net).