Levyandade
A decisão de suspender o pagamento do adiantamento do 13º salário (gratificação natalina), no mês de agosto, conforme acontecia há 9 (nove) anos, causou um descontentamento muito grande aos milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já haviam programado a aplicação desse dinheirinho na liquidação de dívidas contraídas. As reclamações foram incontáveis e as preocupações pelos compromissos que deixariam de ser cumpridos causaram apreensão. Felizmente o bom senso prevaleceu e a decisão foi reformulada, incluindo-se a parcela do pagamento no contracheque de setembro. Evitou-se uma levyandade.
Transparência
Ainda sobre o adiantamento podemos afirmar que a decisão governamental alegando falta de recursos financeiros surpreende-nos, principalmente, por conhecermos que o saldo superavitário da nossa conta Seguridade Social é de valor significativo e que vem sendo utilizado em outros programas de governo, sem que tenhamos o conhecimento necessário dessas aplicações e também a devolução do que é retirado dos cofres da Previdência Social. Aguarda-se há muito tempo, quase três décadas, as explicações das retiradas para cobrir outras despesas que não estão incluídas nas rubricas: saúde, assistência social e previdência social, conforme estabelecido na Carta Magna.
Saúde
No período de 1º a 4 de dezembro de 2015 será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde. As conferências municipais aconteceram no período de 9 de abril a 15 de julho e as estaduais iniciaram em 16 de julho e terminam em 30 de setembro. O tema destacado “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Os aposentados, pensionistas e pessoas idosas, torcem para que as reivindicações apresentadas no evento nacional se realizem e não fiquem apenas registradas. Esperam que a legislação própria sobre saúde se cumpra e que de fato a saúde seja dever do Estado e direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde (SUS) uma conquista.
Alzheimer
A Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Pará, estará no próximo dia 20 de setembro, na praça Batista Campos, horário das 8:00 às 12:00 horas, promovendo uma mobilização, alusiva ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, cujo objetivo principal é alertar a população para esse mal e suas consequências. Nesse evento será destacado o tema: “LEMBRA DE MIM”. A entidade nessa ocasião estará oferecendo um balcão de informações sobre todos os assuntos pertinentes à doença. Por isso, convida a sociedade paraense para estar presente em tão importante acontecimento. É um assunto que deveremos conhecer e transmitir para o maior número de pessoas.
Círio
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo paraense e da Amazônia, está se aproximando. Será realizado no próximo dia 11 de outubro. O tema deste ano é “Maria, Mulher Eucarística”. Será mais uma festividade marcante pela devoção à Mãe de Deus, quando paraenses irmanados com pessoas de todas as regiões do nosso país e, destaque-se, do exterior, professam a crença e pedem a sua valiosa intercessão por uma vida exemplar, livre de todos os males que possam advir. A imagem de peregrinação aos lares paraenses já foi entregue e percorrerá todo o Estado, levando a mensagem da esperança, paz e solidariedade humana para os povos de todos os continentes. Reafirmamos a nossa fé em Maria.
Vacinação
A vacinação das crianças não pode ser esquecida ou omitida. Os pais não podem deixar de vacinar seus filhos contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil. Levar os filhos ao posto de saúde é cumprir uma obrigação e dever responsável. Hoje, 31 de agosto é o último dia da vacinação. Atenda a recomendação da campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde e contribua para que a meta prevista seja alcançada e todas as crianças brasileiras fiquem livre de uma doença que pode e deve ser evitada. Proteja seus filhos vacinando-os. A vacinação é gratuita e livrará a criança de uma doença infectocontagiosa grave, evitando sequelas irreparáveis que afetam o sistema nervoso.
Reafirmação
Os senadores da república e os deputados federais têm que reafirmar suas posições na manutenção das decisões sobre a atualização e regularização das aposentadorias e pensões dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Devem rejeitar e derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff que não aceita a igualdade no aumento dos benefícios aos que pertencem ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), preferindo a discriminação, parecendo-nos até, que queira pagar aos aposentados e pensionistas apenas um salário-mínimo. Lembramos aos senhores parlamentares que o Projeto de Lei regulador da matéria já foi aprovado no Senado e Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.
Pobreza
Se os nossos parlamentares não reafirmarem a posição já assumida, brevemente, os segurados do INSS que recebem proventos acima do piso salarial entrarão na linha de pobreza. A continuar esse procedimento de maldades, com aumentos diferenciados, discriminando-se participantes de um mesmo Regime, passaremos a ter o Sistema de Previdência de um Salário Mínimo. Urge, portanto, que os representantes das duas Casas Legislativas procedam a correção não permitindo uma mudança drástica e perversa contra os construtores do Sistema que possui a maior distribuição de renda do país.
Educação
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).