Livro

Petrobrás: orgulho de ser brasileira

Do petróleo é nosso à Unidade de Negócios

Data da publicação: 01/01/2003

Petrobrás -50 anos Do Petróleo é Nosso à Unidades de Negócios

Este é um livro que se propõe a retomar uma discussão com a sociedade brasileira sobre o assunto petróleo.

A Petrobrás não caiu do céu, foi fruto de muita luta, muito idealismo e um saudável nacionalismo de milhares e milhares de brasileiros com a campanha: “O Petróleo énosso”.

Sempre os cartéis procuram negar e depois se apropriar do petróleo brasileiro e das riquezas do nosso subsolo, conseguindo quebrar o monopólio bem sucedido.

A Petrobrás, com o monopólio estatal do petróleo, realizou uma tarefa gigantesca descobrindo reservas de Petróleo de 20 bilhões de barrıs, desenvolvendo tecnologia em convênio com universidades ao mesmo tempo que preparando um sem número de profissionais qualificados. Com a petroquímica, produziu fertilizantes para atender encomendas das indústrias nacionais e alavancou o formidável desenvolvimento que o Brasil conseguiu, chegando a ser a 8ª economia do mundo.

No segmento petróleo a atividade estatal esteve voltada para o interesse nacional ao invés de ser deixado na mão do cartel explorador, que desvia todos os resultados para o exterior.

Depois de alcançar um apogeu em que a Petrobrás fazia suas encomendas a 5.000 empresas brasileiras criando 3 milhões de empregos indiretos, hoje, com um pretexto falso de internacionalização, sem conhecimento do público, com pouca divulgação, quebraram o monopólio e transformaram todas as conquistas brasileiras em vantagens e lucros para o cartel explorador do petróleo.

Estão colocando o petróleo no mesmo rol, da absurda exploração que a nossa história mostra: levaram pau-brasil, outo, diamantes, riquezas e nos deixaram buracos e miséria.

A geração que vicrou na Campanha “O Petróleo é Nosso” já está se afastando da vida.

A geração atual precisa reerguer a bandeira do “O Petróleo é Nosso”.

Alerta brasileiro!

Se o petróleo é nosso, o emprego também é nosso.

E, Mais importante que tudo isso: o Brasil é nosso. Não permitamos que aventureiros, não importa de que origem, se apoderem do que é nosso para não empobrecer.


Downloads disponíveis: