APRESENTAÇÃO
A comunicação neoliberal, do poder apátrida, busca de início ocultar toda manifestação nacional, popular, integradora para que não surja algum curioso que busque mais informação e ao fim se depare com a consequente oposição. E se já há a contestação dos objetivos antinacionais e aéticos, contra a própria vida, que este poder persegue, desencadeia-se a informação totalmente deturpada, cria-se a ima-
gem absolutamente distorcida e, igualmente, se deformam os objetivos dos opositores ao poder financeiro apátrida.
Vive-se no Brasil, em quase toda América do Sul, a desinformação sobre a Revolução Bolivariana, já no título se denota a qualidade nacional, oposta ao poder apátrida, que empreendeu Hugo Chávez na Venezuela.
Mas foi além, não apenas como estrategista brilhante, mas com a humanidade dos grandes homens que buscam para todos a melhor qualidade de vida. E para alcançar esta melhor qualidade de vida é indispensável dispor de energia.
O controle das fontes primárias de energia forma, ao lado do controle da comunicação, os grandes objetivos da manutenção do poder neoliberal.
Ao promover a tradução e a edição de manifestações do Presidente Hugo Chávez sobre o petróleo e suas relações com o Brasil, a Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET procura romper este silêncio e a desinformação da comunicação que nos domina, apresentando a verdade das palavras e associadas a fatos que o Presidente Chávez narrou.
É mais uma contribuição da AEPET, disponibilizada a todos interessados em sua Biblioteca Digital, sem qualquer ônus.
Desejamos boa leitura a todos.
Pedro Augusto Pinho
presidente no triênio 2021-2023