A pesquisa na procura de campos de petróleo é um processo oneroso e cansativo; é necessário ser teimoso e persistente; exige grande resistência física e técnicas de sobrevivência, seja na selva ou no meio dos oceanos. Abrir caminho pela selva densa com facas e facões, curvados sob o peso de mochilas e/ou canelas enterrados em pântanos. Ou confinados em plataformas, isolados, trabalhando longe da família e cercados por água para todo lado que se olhe. Tudo isso para garantir o alcance de bons resultados para a Empresa.
Com equipes altamente motivadas e bem treinadas, equipadas com ferramentas adequadas e com transporte e logísticas disponíveis, os trabalhadores pioneiros em pesquisa em terra, na selva ou no meio do mar, levaram os pesquisadores brasileiros à descoberta de campos de petróleo em lugares até então considerados improváveis. Mas, graças a sua persistência e o apoio de seus comandantes, a Petrobrás descobriu vários campos de petróleo até chegar a mais recente descoberta: a bacia petrolífera do PRE-SAL.
A parte mais difícil que é a pesquisa está feita e a Petrobrás tem pela frente muito petróleo para produzir; semeou e plantou, agora é planejar a colheita. Para isso, é necessário fazer um planejamento adequado de sua produção e por em prática a sua execução contando com a ajuda de toda uma indústria brasileira de apoio, levando todos rumo a um crescimento vertiginoso e sustentável para alavancar o crescimento da Petrobrás e do Brasil, aumentando o numero de empregos formais e abrindo novas possibilidades de crescimento em todas as áreas industriais: planejamento industrial, informática, instrumentação, engenharia de projetos e de manutenção, novos materiais, novos equipamentos, etc., etc.
Ao mesmo tempo em que se vislumbra todo esse lado positivo para o Brasil, forças estranhas iniciam uma batalha para desmoralizar a Petrobrás; até parece que querem forçar o seu desmantelamento e forçar a sua venda ou leva-la a falência.
E junto com a Petrobrás, querem levar as principais empresas de engenharia do Brasil. É de se perguntar: se um pai de família é um criminoso, todos os membros da família são criminosos ?! Todos são culpados?!? O restante da família não pode continuar trabalhando e melhorando a sua vida!?
Até parece que não querem o desenvolvimento do Brasil! Querem que o Brasil seja um eterno fornecedor de matérias primas: produtos minerais, madeiras, agua potável, e agora o petróleo; querem que sejamos governados por outros começando pela privatização da Petrobrás. Vamos perder a nossa cidadania? Vamos permitir? Acordem petroleiros! Associem-se e ajudem a defender a Petrobrás e o Brasil.
Escrevam para a AEPET-RJ.