Pela imprensa, venho acompanhando o empenho de diversos parlamentares para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, cujo objetivo é a apuração dos fatos relacionados com a aquisição, pela PETROBRÁS, da Refinaria de PASADENA, no Texas, USA.
Denúncias de corrupção devem, sempre, ser apuradas com o maior rigor, e, se procedentes, punidos os responsáveis, sobretudo na Administração Pública, onde os princípios constitucionais da LEGALIDADE e da PROBIDADE devem ser fielmente observados.
Na apuração dos fatos vinculados com PASADENA, o Senado Federal – onde já se obteve o número de assinaturas necessárias para a instalação da CPI – certamente saberá se articular e terá o apoio da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, do Ministério Público Federal, da Corregedoria – Geral da União e da Polícia Federal, que também poderão promover investigações dos malfeitos eventualmente praticados.
O esclarecimento de tudo e a punição exemplar de eventuais culpados, incluindo os responsáveis pela indicação política dos mesmos, fortalecerá a PETROBRÁS, maior empresa brasileira, nascida da vontade popular, com o decisivo apoio do Congresso Nacional.
Baixe o anexo para ler o artigo na íntegra.