Artigo

Baixos preços de equilíbrio são para todos – não apenas para o xisto

Data da publicação: 10/04/2017

As companhias de xisto empurraram os preços de equilíbrio do petróleo abaixo de US $ 40 por barril — mas isto também aconteceu com as grandes companhias de petróleo.

Analistas costumam retratar a redução de custos como algo único para as empresas petrolíferas de xisto. Dados de relatórios anuais da Securities and Exchange Commission dos EUA sugerem o contrário.

Junto com empresas petrolíferas de xisto, a ExxonMobil, a Royal Dutch Shell, a ConocoPhillips e a ChevronTexaco tiveram preços de equilíbrio abaixo de US $ 40 por barril em 2016 (Figura 1).

Os registros da SEC incluem a medida padronizada, umaprojeção de fluxos de caixa futuros descontados (10%) da produção de reservas comprovadas de petróleo e gás. Ao dividir a medida padronizada pelo volume de reservas comprovadas, os preços de equilíbrio podem ser calculados subtraindo o valor de dólar por barril do fluxo de caixa futuro do preço médio da SEC para o ano.

Como é possível que as grandes empresas petrolíferas tenham preços de equilíbrio semelhantes às pequenas e inovadoras companhias de xisto? Simples – os custos caíram para todos desde 2014, enquanto as companhias de serviços de campo petrolífero competiam por projetos limitados trabalhando com prejuízo.

De fato, o índice de preços de perfuração de poços de petróleo e gás caiu 45% entre março de 2014 e janeiro de 2017 (Figura 2). Como eu escrevi em um post anterior, os preços equilíbrio mais baixos são 10% de tecnologia e 90% de depressão da indústria.

E para aqueles que pensam que petróleo e gás não convencionais são recursos de baixo custo, eles tiveram um aumento de 4 vezes no custo de perfuração de poços entre março de 2003 e março de 2014. É por isso que o petróleo custou mais de US $ 90 por barril por 4 anos antes do colapso dos preços.

É muito para a tecnologia resolver todos os nossos problemas de energia.

E quando você ouve falar de empresas petrolíferas de xisto com preços de equilíbrio entre US $ 20 a US $ 30 por barril — que não é o que elas reportaram à SEC algumas semanas atrás.

A desvantagem de baixos preços de equilíbrio

A desvantagem de preços de equilíbrio mais baixos no petróleo é que as empresas ganham muito menos dinheiro no futuro. As empresas devem amortizar reservas cujos custos de desenvolvimento são superiores ao seu valor de mercado com baixos preços de equilíbrio. A Figura 3 mostra que os fluxos de caixa líquidos futuros foram, em média, reduzidos em cerca de dois terços em 2016 em comparação com 2014.

As empresas estão efetivamente classificando seus ativos, escamoteando poços com desempenho mais pobre. O preço de equilíbrio é menor porque apenas os poços mais rentáveis são incluídos no cálculo. Além disso, o ônus dos impostos, além dos custos de propriedade e equipamentos associados com ativos escamoteados são removidos.

Isto representou 85% dos preços de equilíbrio mais baixos, alcançados em 2015. Em 2016, esta prática contábil alcançou apenas 15%.

Avanços em tecnologia e eficiência são reais, mas queda preços de equilíbrio baixos não são um milagre e não são exclusividade de empresas de xisto. Em vez de celebrar os preços de equilíbrio mais baixos do petróleo, devemos estar lamentando a perda de fluxo de caixa futuros causada pela depressão na indústria do petróleo.

Publicado em 09/04/2017 em Forbes.