Comparação
É lamentável para todo cidadão brasileiro, principalmente aposentados, pensionistas e pessoas idosas, que a presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento recente, para justificar o avanço da corrupção em nosso país, tenha feito uma comparação no mínimo esdrúxula. As mulheres brasileiras não podem, em hipótese alguma, ser comparadas com a corrupção. A frase afirmando que a corrupção é “uma senhora bastante idosa e que não poupa ninguém” está fora de propósito e denigre o caráter, a personalidade, a competência e a inteligência da mulher brasileira. Não há justificativas para inconcebível desprezo e falta sensatez.
Corrupção
A propósito, para reflexão transcrevemos esta frase da filósofa russo-americana Ayn Rand: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; Quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; Quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; Quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; Então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. (www.filosofiahoje.com).
Petrolão
O petrolão continua em evidência, infelizmente. Uma empresa do porte da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, não deveria estar passando por tal constrangimento. Não fosse o esquema de corrupção tão bem montado para o desvio de recursos financeiros, a empresa continuaria sendo o suporte da nossa economia e não estaríamos sofrendo restrições com abalo nos investimentos programados. A apuração das irregularidades praticadas por paulos, renatos, bruscos, cerverós e outros indivíduos sem escrúpulos, assaltantes do patrimônio público, tem que ser de um rigor que não deixe margem para evitar as punições que merecem pelo mal, inconteste, cometidos à nação brasileira.
Valorização
Assim como salário mínimo tem a garantia de valorização até 2019, os aposentados e pensionistas, igualmente, deveriam ser contemplados com o mesmo procedimento. Aplicar reajustes diferenciados para segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), contraria o direito da igualdade, processando-se a discriminação entre participantes do mesmo Sistema Previdenciário. Tem que haver por parte dos governantes o bom senso para não permitir esse tratamento discriminatório. Os deputados federais podem e devem reconhecer que as reivindicações dos aposentados e pensionistas são justas e merecem ser aprovadas como já aconteceu no Senado Federal e Comissão de Seguridade Social.
Congresso
A nossa capital estará sendo contemplada com mais um evento de significativa importância na questão envelhecimento. Ano passado tivemos o XIX Congresso com abordagem do tema: “A nossa Geração de Idosos e os Desafios Contemporâneos”. Este ano teremos, no período de 09 a 11 de abril, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, o VII – COMLAT – Congresso do Comitê Latino Americano e Caribe em Geriatria e Gerontologia, cujo tema principal será “Inovação Científica, Sustentabilidade e Envelhecimento”. Oportunidade ímpar para a participação de profissionais ligados à área. É uma realização da Sociedade Brasileira e Geriatria e Gerontologia (SBGG). Contatos pelos telefones (91) 3259-4472 e 99604-4472.
Envelhecimento
O COMLAT proporcionará a troca de experiências valiosas sobre o processo do envelhecimento, uma vez que especialistas do Brasil, da América Latina, da Coréia do Sul, da Europa, dos Estados Unidos e Canadá, estarão presentes no conclave para produzir discussões que venham favorecer a qualidade de vida da pessoa idosa. Devemos lembrar que o Brasil é um dos países que apresenta um crescimento relevante da população idosa. Já somos mais de vinte e seis milhões de pessoas maiores de sessenta anos, representando um percentual acima de 13% da população total. Que desta vez haja a sensibilidade para que o ensino sobre envelhecimento torne-se uma realidade.
Acolhimento
Há 13 anos aguarda-se a entrega da Unidade de Acolhimento às pessoas idosas que necessitam de instalações próprias e as contemplem com um atendimento adequado e de qualidade. A Instituição de Longa Permanência Val-de-Cans, de acordo com o projeto elaborado para sua construção, está sendo prometido desde 2002. Reuniões diversas foram realizadas com a sociedade civil, Governo e Ministério Público. Entretanto, até agora não houve a confirmação exata do término das obras. Por esse motivo haverá audiência no Ministério Público (Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas Idosas), hoje, às 9hs, a fim de tratar de matéria com a Comissão de Idosos da OAB/PA.
Contrário
Nas discussões e nos debates sobre a política adotada pelo Governo, em relação às ações discriminatórias para concessão dos reajustes anuais dos aposentados e pensionistas, o ex-deputado Cândido Vaecarezza, sempre se manifestou contrário à aprovação do Projeto de Lei que reivindica a igualdade no pagamento das aposentadorias e pensões. Foi um algoz dos aposentados e pensionistas, não reconhecendo a maldade que causou ao segmento, prejudicando de forma perversa a qualidade de vida de quem contribuiu para receber uma aposentadoria digna. Hoje, o ex-deputado está na lista dos que receberam propina do doleiro Alberto Youssef. Castigo…!
Educação
“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para transformar o mundo” (Nelson Mandela).