Artigo

É hora do “grito das ruas” contra a precarização: todos contra o PL 4330!

Data da publicação: 16/04/2015
Autor(es): Bruno Terribas

A ameaça representada pelo Projeto de Lei 4330 (Terceirização) tem sido repudiada e combatida pelos mais diversos setores progressistas da nossa sociedade, como pode ser conferido no Dossiê de textos e vídeos publicado pela editora Boitempo.

Durante as manifestações de 15/3 e 12/4, no entanto, não se viu qualquer cartaz ou faixa mencionando o assunto. Como já se sabe, muitos dos líderes dos movimentos que organizaram tais atos são empresários e/ou professam visão neoliberal sobre a economia (menos Estado, mais mercado). Não podemos nos deixar enganar: eles não estão interessados em defender os direitos trabalhistas.

Para piorar, alguns setores foram às ruas defender abertamente a intervenção (golpe) militar. Somente a ignorância ou má-fé sobre o que significou este período da história pode associar esta “saída” para a crise como uma demanda que represente avanço para a classe trabalhadora. O fim da estabilidade no emprego (com a criação do FGTS), o arrocho salarial (crescer o bolo para depois dividir) e a repressão ao funcionamento de sindicatos independentes foram os grandes “feitos” da ditadura civil-militar que durou 20 anos. E para não deixar de mencionar a falsa ideia acerca da incorruptibilidade do regime, basta citar grandes expoentes políticos do então partido oficial (Arena) como Maluf, ACM e Sarney.

Neste dia 15 de abril, sindicatos e movimentos sociais preparam um dia nacional de paralisações e protestos contra o PL 4330. Essa mobilização pode representar um forte grito das ruas: não aceitamos nenhuma retirada de direitos! Esta é a grande reivindicação que pode e deve unificar todos(as) neste momento.

Enquanto trabalhadores(as) temos o dever de participar das mobilizações convocadas para barrar a tramitação deste projeto nocivo, já aprovado na Câmara dos Deputados e que seguirá, após votação dos destaques, para o Senado e em seguida para sanção (ou veto!) presidencial.

Há tempo para construirmos uma grande jornada nacional de luta contra este retrocesso histórico. Todos contra a precarização do trabalho!

Dossiê: Não ao PL 4330 da terceirização