Modelo de FHC é mau negócio para o México
O jornal Brasil Econômico noticiou em sua edição do último final de semana que o México concluiu os últimos detalhes do novo marco regulatório do setor de petróleo, que é tratado na matéria como “made in Brazil”, devido à semelhança com o modelo adotado aqui no final dos anos 1990, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso.Na opinião do ex-deputado federal Ricardo Maranhão, que é conselheiro da AEPET, repetir o modelo de concessões será um mau negócio para o México, que já se prepara para as primeiras licitações de blocos exploratórios.
Veja Mais
Ex-presidente do Cofecon avalia economia no Faixa Livre desta terça
Dércio Garcia Munhoz, ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), fará uma análise da situação econômica do Brasil. Tecnicamente, o país entrou em recessão no último trimestre.
Veja Mais
Tecnologias submarinas poderão dispensar plataformas no futuro
Levar equipamentos para o fundo do mar possibilita aumento da produção e redução dos custos. Pensando nisso, a Petrobrás tem investido em tecnologias “subsea” (submarinas) para o sistema que hoje compõe uma plataforma de produção.Significa que, até 2020, o petróleo e o gás poderão até ser enviados diretamente do poço para o litoral, sem passar por plataformas.
Veja Mais
Poços do pré-sal já são os mais produtivos
Localizado no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, o melhor poço do país produz em média 34 mil barris por dia. O poço é um dos quatro interligados ao FPSO Cidade de São Paulo, que atingiu sua capacidade máxima de produção – 120 mil barris por dia – em julho, com apenas quatro poços.
Veja Mais
Os dividendos imediatos e os futuros
Por José Augusto Ribeiro
Leio no serviço informativo da Aepet uma notícia que muito me anima e outra que me inquieta. A boa notícia: a Petrobrás, não só grande achadora e grande produtora de petróleo, como grande produtora e indutora de tecnologia, desenvolveu um sistema de grandes boias de dez metros de altura e do tamanho de meio campo de futebol, para a sustentação dos dutos que transportam para as plataformas o petróleo extraído das profundezas do Pré-Sal. A má notícia: o programa de governo da ex-senadora Marina Silva, candidata tsunami à Presidência da República, já empatada com a Presidente Dilma Roussef nas pesquisas sobre o primeiro turno da eleição e vitoriosa nas pesquisas sobre o segundo turno, prevê a redução de investimentos no Pré-Sal, para permitir aumento correspondente no etanol.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Nova tecnologia para o pré-sal (leia mais)
José Augusto Ribeiro estreia coluna semana (leia mais)
Petróleo dá impulso à Engenharia brasileira (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)
Por onde sangra a Petrobrás (AEPET Notícias 403)
Gás venenoso (AEPET Notícias 402)
O barril Tipo Brent estava em US$ 103,19 nesta 2ª feira(01/09). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 95,96 o barril (Oil-Price.Net).