Terça-feira (8), no Clube de Engenharia, dia de pensar Brasil e Petrobrás
Tendo como tema “A inserção do Brasil na balança entre potências internacionais”, o cientista político José Luís Fiori, da UFRJ, abre nesta terça-feira (8), no Clube de Engenharia, o seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás”, promovido pela AEPET, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ. Também parceiro no evento, o Clube de Engenharia fica na Av. Rio Branco, 124 – no Centro do Rio. A entrada é franca para todos os interessados no tema.
Veja Mais
A demissão de jornalistas e o choque de realidade
Por Marcelo Migliaccio
Um dia após o passaralho de dezenas (talvez centenas) de jornalistas na Redação do Grupo Globo, o tema ainda reverbera forte nas redes sociais e entre jornalistas. Repórter com larga experiência em vários jornais do país, Marcelo Migliaccio faz uma análise dura, porém realista, do quanto a perda do emprego provoca em significativa parcela do universo profissional que, não raro, confunde o cargo, o posto alcançado, a ascensão profissional, com a própria personalidade. O choque de realidade que espera alguns daqueles que perderam seus empregos, e ingenuamente se deixaram confundir, pode parecer duro, mas se transformará necessariamente em um grande aprendizado.
Veja Mais
Senador Roberto Requião defende a Petrobrás no Faixa Livre
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) será entrevistado no Faixa Livre desta sexta-feira (4), a respeito da tramitação do PL 131 que quer retirar da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal e sobre a atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás.
Veja Mais
“Desinvestimento”, eufemismo para privatização, prejudica a Petrobrás
Por Felipe Coutinho
A Petrobrás apresentou recentemente a revisão do seu plano de negócios para o período 2015-20. Das revisões se destacam a redução dos investimentos em 37%, a diminuição da projeção da produção de petróleo em 2020 de 4,2 para 2,8 milhões de barris por dia e a venda de ativos na ordem de 57 bilhões de dólares, cerca de 20% do patrimônio da estatal, até 2020. O foco da revisão é a redução do endividamento, da “alavancagem” no jargão financeiro.
Este artigo trata da venda de ativos, da privatização de cerca de 20% da Petrobrás, chamada com eufemismo por “desinvestimento”.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Pré-sal já ultrapassa 1 milhão de boe/dia (leia mais)
Seminário de estratégia e planejamento para o Brasil e a Petrobrás tem início dia 8 (leia mais)
Entidades protestam, no Rio, contra projeto entreguista do Serra (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Seminário é destaque do AEPET NOTÍCIAS (AEPET Notícias 412)
As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
O barril Tipo Brent estava em US$ 50,50 nesta 5ª feira (03/09). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 46,25 o barril (Oil-price.net).