Boletim AD

AEPET Direto 05/11/2014

Data da publicação: 05/11/2014

Recorde sobre recorde

Mais uma vez, a ANP anuncia recorde mensal na produção de petróleo e gás natural. Em relação a setembro de 2013, produção de petróleo cresceu 12,6% e a de gás natural foi 13,8% maior em igual período. Em torno de 91,5% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobrás. Aproximadamente 92,9% da produção de petróleo e 75,5% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.

Para a AEPET, estes números não surpreendem. Entretanto, é preciso adequar a produção à capacidade de refino da Petrobrás. Não é interessante para o país transformar-se num exportador de óleo cru. Além de garantir o abastecimento interno, a nossa produção excedente deve ser transformada em produtos com valor agregado, garantindo mais recursos para a empresa e para o país.
Veja Mais

Petrobrás assina primeiro acordo de individualização de produção

Pela primeira vez, a Pré-sal Petróleo S/A (PPSA), empresa criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha, assinou um Acordo de Individualização de Produção (AIP) com a Petrobrás, referente à jazida compartilhada de Tartaruga Mestiça, localizada na porção sul da Bacia de Campos, e encontra-se parcialmente na área sob o contrato de concessão BM-C-36, operado 100% pela Petrobrás.
Veja Mais

Energia solar na matriz energética brasileira

Uma nova fonte limpa de energia passa a fazer parte da matriz energética brasileira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou Leilão de Energia de Reserva (LER), que servem para incrementar a garantia física do sistema e podem ser realizados com qualquer antecedência. Esses leilões também têm o objetivo de reduzir os riscos de desequilíbrio entre a oferta e a demanda de energia elétrica.
Veja Mais

Luciana Genro no Faixa Livre desta quarta-feira

Luciana Genro, candidata a presidente pelo PSOL, é a entrevistada desta quarta-feira (5) no Programa Faixa Livre. Além de analisar as diferentes propostas de reforma política, Luciana voltará ao tema da auditoria cidadã da dívida, que defendeu durante a campanha presidencial.
Veja Mais

Bancos: o peso morto na economia brasileira
Por Ladislau Dawbor

Quanto mais se aproximam as eleições, mais somos bombardeados por notícias catastróficas sobre a economia, de preferência acusando o governo atual. Com a forte ideologização do debate, deixa-se de lado o óbvio: a esterilização dos recursos do país através do sistema de intermediação financeira, que drena em volumes impressionantes recursos que deveriam servir ao fomento produtivo e ao desenvolvimento econômico. Os números são bastante claros, e conhecidos, e basta juntá-los para entender o impacto.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Novas fronteiras exploratórias (leia mais)
Produtores de petróleo dos EUA fazem lobby para exportar (leia mais)
OPEP fraca é ameaça a Rússia e Irã (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

Pré-Sal é estratégico para o Brasil crescer (AEPET Notícias 406)
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)

O barril Tipo Brent estava em US$ 84,78 nesta 3ª feira (04/11). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 78,78 o barril (Oil-Price.Net).

Entenda a composição do preço da gasolina.

Acessar publicação original:

aepet.org.br