Agora é Total: o início do adeus ao pré-sal
Com a venda pela Petrobrás de 35% de participação no campo de Lapa, em produção no horizonte geológico do Pré-Sal, para a francesa Total, a petrolífera francesa passa a ser a primeira operadora nessa província além da Petrobrás.
A Petrobrás, que era operadora e tinha participação de 45% no campo de Lapa (BM-S-9), passa a ter 10%. A BG (Shell) e a RepsolSinopec mantiveram suas participações de 30% e 25%, respectivamente. Para o bem ou para o mal, esse é um fato histórico.
Veja Mais
Redução do conteúdo local aumentará o desemprego, dizem sindicatos
Por meio de nota à imprensa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC reprovaram a redução dos índices de conteúdo local exigidos na exploração e produção de petróleo no país.
Veja Mais
As opções energéticas
Por Eugênio M. Mancini Scheleder. A escolha das fontes primárias de energia tem sido objeto de intermináveis e acaloradas polêmicas.Todas as fontes, no entanto, apresentam inconvenientes e a seleção é feita, na prática, em função do custo e da garantia do fornecimento.
Veja Mais
Associado, informe seu email
Para melhorar nossa comunicação e garantir mais segurança ao nosso trabalho, pedimos a gentileza de confirmar seu nome e email pessoal.
Veja Mais
Curta a página da AEPET no Facebook
Acompanhe as publicações da AEPET também pelo Facebook.
Veja Mais
Xadrez da sinuca de bico da mídia
Por Luís Nassif
Os jornais estão entrando em uma encrenca cada vez maior.
Diz-se que o jornalismo é o exercício do caráter. Especialmente no jornalismo opinativo e na linha editorial dos jornais, o caráter é ponto central. Constrói-se o caráter de cada publicação analisando seu apego aos fatos, sua generosidade ou dureza de julgamento, sua capacidade de mediação ou parcialidade gritante. E, principalmente, sua credibilidade, o respeito com que trata a informação. Houve um bom período em que mesmo os adversários mais ferrenhos do Estadão respeitavam a seriedade com que tratava os fatos.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Parente e a estratégia de liquidação da PBio (leia mais)
Quebra do conteúdo local marca o 7 x 1 da indústria brasileira (leia mais)
Coutinho critica quebra do conteúdo local (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
Contratos bomba comprometem o futuro da Petrobrás (AEPET Notícias 418)
Estratégia de Parente obriga Petrobrás a repetir fracasso das multis do petróleo (AEPET Notícias 417)
O trabalhador não pode pagar o pato (AEPET Notícias 416)
O barril Tipo Brent estava em US$ 55,84 nesta 6ª feira (03/03). Por seu lado, o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 53,28 o barril (oilprice.com).