Boletim AD

AEPET Direto 11/11/2014

Data da publicação: 11/11/2014

Venezuela diversifica mercado para seu petróleo

O ministro do Petróleo e Mineração da Venezuela, Asdrubal Chavez, declarou que o paíspretende continuar a diversificar suas exportações de petróleo e aumentar o volume de entregas à China e Índia a fim de beneficiar do rápido crescimento das economias destes países e reduzir a sua dependência das exportações do hidrocarboneto aos Estados Unidos.
Veja Mais

Agenda Internacional
Por Flávio Aguiar

No domingo, dia 09, realizou-se na Catalunha um plebiscito simbólico sobre a independência da região. Os eleitores deviam responder a duas perguntas: 1) você que que a Catalunha seja um Estado? 2) você quer que este Estado seja independente?A Catalunha tem 7,5 milhões de habitantes, dos quais 5,4 são eleitores qualificados. Podiam votar os maiores de 16 anos e também os estrangeiros oficialmente residentes. O voto é facultativo.
Veja Mais

Crise no abastecimento de água é tema do Faixa Livre

A crise no abastecimento de água é o tema de discussão no Faixa Livre desta terça-feira(11). O programa recebe Gerson Kelman, ex-presidente da Ágência Nacional de Água (ANA).

O presidente do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos, advogado João Tancredo fala sobre o uso de “armas não letais” em manifestações públicas e também o aumento da violência no Rio de Janeiro.

E Marcos Arruda analisa a proposta de reforma política.
Veja Mais

Geopolítica do petróleo em debate no Senge-RJ

O Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ) convida para o debate “Geopolítica do Petróleo e do Gás Natural”, que acontece quarta-feira (12), às 18h30 (Avenida Rio Branco, 277, 17º andar).

Os debatedores serão Igor Fuser, professor do curso de Relações Interna-cionais da Universidade Federal do ABC, e a economista Gisele Rodrigues, conselheira do Corecon e diretora da Casa da América Latina.
Veja Mais

Coluna do Aposentado (37)
Por Emídio Rebelo

Injustiça

A injustiça que se perpetua contra os aposentados e pensionistas é imperdoável. Somente no exercício de 2014, quase quatrocentos mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que percebiam proventos acima do salário mínimo, passaram a receber esse valor. Promove-se, de forma discriminatória, uma política de desvalorização e achatamento perverso dos que no mercado de trabalho contribuíram para o Sistema Previdenciário, a fim de serem contemplados com aposentadorias dignas. É um verdadeiro retrocesso na vida do cidadão que acreditou na seriedade das instituições para as quais contribuiu com significativa parcela dos seus salários mensais, durante dezenas de anos.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Novo cenário de custos leva gigantes do petróleo a encolher operações (leia mais)
Brasil não deve exportar petróleo para cobrir rombo externo (leia mais)
Combustível mais caro melhora cenário para Petrobrás em 2015 (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

Pré-Sal é estratégico para o Brasil crescer (AEPET Notícias 406)
Petrobrás: sempre um bom investimento (AEPET Notícias 405)
Dilma cumpre a lei e cede áreas do pré-sal à Petrobrás (AEPET Notícias 404)

O barril Tipo Brent estava em US$ 83,39 nesta 2ª feira (10/11). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 78,65 o barril (Oil-Price.Net).

Entenda a composição do preço da gasolina.

Acessar publicação original:

aepet.org.br