Boletim AD

AEPET Direto 18/06/2015

Data da publicação: 18/06/2015

Presidente da AEPET diz que caráter de urgência aprovado pelo Senado compromete o debate democrático

Numa sessão tumultuada e apenas com votação simbólica o plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira (16) o regime de urgência para a votação do projeto de lei de autoria do senador José Serra, que retira da Lei da Partilha a obrigatoriedade da Petrobrás como operadora de ao menos 30% dos campos do pré-sal. Com esta medida, o projeto não precisará passar pela apreciação da comissões temáticas do Senado. Ficou marcada uma audiência pública para o dia 30 de junho, antes da votação definitiva.

O presidente da AEPET, Felipe Coutinho, lamentou a decisão dos senadores, observando que o projeto do senador Serra é prejudicial ao interesse da maioria dos brasileiros, como fica claro no documento “As 14 principais razões porque a Petrobrás deve ser a operadora única do pré-sal”.
Veja Mais

Portal Carta Maior dá destaque ao documento da Aepet que defende a Petrobrás

“As 14 principais razões porque a Petrobrás deve ser a operadora única do pré-sal”, documento elaborado pela AEPET, ganhou destaque no Portal de Notícias Carta Maior, nesta quarta-feira (18). Segundo portal, o documento é um forte contraponto aos argumentos utilizados por aqueles que querem abrir ainda mais o pré-sal aos interesses estrangeiros.
Veja Mais

Governo defende regime de partilha; PSDB quer a mudança da lei

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, defendeu o modelo de partilha para a exploração do petróleo do pré-sal. Ele participa de audiência pública da Comissão de Minas e Energia convocada para discutir o regime de exploração de petróleo no Brasil.
Veja Mais

Debate Brasil entrevista Silvio Sinedino

Silvio Sinedino, um dos diretores da AEPET, é o entrevisto do programa Debate Brasil, que vai ao ar nesta quinta-feira (18), às 21h, pelo canal 6 da net (reprise no domigno, no mesmo horário). Entrevistado por Paulo Passarinho, Sinedino – que até abril foi o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás – comenta a situação atual da companhia e a tentativa de alguns setores de alijá-la como operadora única do pré-sal, além de minimizar a política de conteúdo local.
Veja Mais

Crescimento do subdesenvolvimento
Por Adriano Benayon

A economia brasileira está seriamente doente. A crise põe-se à mostra: negócios fechando, desemprego crescente, violência e insegurança recrudescendo.

A atual é uma das muitas provenientes da enfermidade estrutural e crônica que assola o País, há mais de 60 anos. Sem ordem constitucional de verdade não há como sair do atoleiro, pois os beneficiários da corrupção sistêmica a institucionalizaram e criaram mecanismos, em todas as esferas do poder, para aprofundá-la.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás promove audiência pública em Brasília nesta quarta-feira (17) (leia mais)
Artigo de Felipe Coutinho é destaque em O Globo (leia mais)
AEPET apresenta 14 razões em defesa da Petrobrás como operadora única do pré-sal (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
Soberania vale mais que mercado (AEPET Notícias 410)
Tem boi na linha: o que está por trás no sobe-desce das ações da Petrobrás (AEPET Notícias 409)

O barril Tipo Brent estava em US$ 62,63 nesta 4ª feira(17/06). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 59,97 o barril (Oil-Price.Net).

Entenda a composição do preço da gasolina.

Acessar publicação original:

aepet.org.br