Boletim AD

AEPET Direto 27/01/2015

Data da publicação: 27/01/2015

Não confunda alhos com bugalhos (resposta aos críticos do regime de partilha)

Em relação à Petrobrás e a correlação oportunista e descabida entre as revelações da operação Lava Jato e o regime de partilha da exploração do pré-sal, com garantia de participação mínima de 30% e operação única pela estatal. Esse artigo é um contraponto aos repetitivos editoriais, artigos de opinião e de “notícias”, melhor definidas como propagandas, que têm sido divulgadas pelos meios empresariais de comunicação no Brasil. Em especial, um esclarecimento ao senhor Sacha Calmon que assina o artigo “Quem tudo quer, tudo perde” no caderno de opinião do Jornal o Estado de Minas em 18/01/15.
Veja Mais

Faixa Livre contra o trabalho escravo

Nesta quarta-feira (28) o Programa Faixa Livre recebe a auditora fiscal Vera Fixel, da Associação de Auditores Fiscais de Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, que vai divulgar o ato de protesto pelos 11 anos de morte de fiscais de trabalho em Unuaí (MG) e campanha contra o trabalho escravo.Também participam do programa, que vai ao ar diariamente pela Rádio Livre AM 1440 entre 9h e 10h30, o sociólogo Ricardo Ismael, da PUC-RJ; e o professor da COPPE/UFRJ, Marcos Aurélio Freitas. Ismael comentará a primeira reunião ministerial do segundo mandato de Dilma Rousseff, enquanto Freitas analisará a crise no abastecimento de água.

Nesta quarta (28), em todo o país, centrais fazem ato defesa dos direitos e do emprego

As principais centrais sindicais do país farão manifestações unificadas em todas as capitais, nesta quarta-feira (28), Dia Nacional de Lutas por emprego e direitos. No Rio de Janeiro, as centrais estão convocando seus militantes e dirigentes para uma grande concentração na Central do Brasil, a partir das 14h.As centrais protestam contra o ajuste fiscal promovido pelo governo federal, que penaliza os trabalhadores. Em vez de taxar as grandes fortunas, por exemplo, para acertar suas contas, o governo resolveu editar, sem qualquer consulta às representações dos trabalhadores, as Medidas Provisórias 664 e 665.Essas MPs atacam e reduzem direitos trabalhistas.

Regular empresas de comunicação aumenta a liberdade de expressão
Por Roberto Amaral

Em conversa com jornalistas durante o voo entre o Siri Lanka e as Filipinas, em seu recente périplo pelo Oriente Médio, o Papa Francisco, defendeu a existência de limites à liberdade de expressão: “Quanto à liberdade de expressão, todos têm direito de se pronunciar, mas sem ofender. Há um limite, toda religião tem sua dignidade e não pode ser entregue à chacota”. O Papa referia-se às sátiras do Charlie Hebdo, mas é evidente que defendia uma tese: todos — religiões e cidadãos — têm direito a que sua dignidade não seja maculada. Esta é, aliás, também, a voz do Estado de direito democrático. Mas o Papa-estadista vai em frente e afirma: “Se meu amigo Gasbarri [seu médico acompanhante] ofender minha mãe, merece um soco” (Carta Capital, ed. de 21 de janeiro, p. 24). Um soco ou um tiro (ou vários tiros) integram o gênero agressão física; a distingui-los, a intensidade do dano imposto; e ambos, o soco e o tiro, ferem a ordem legal.
Veja Mais

Coluna do Aposentado (04)
Por Emídio Rebelo

Penalização

A penalização imposta ao trabalhador brasileiro está, mais uma vez, caracterizada na decisão da presidente Dilma Rousseff, ao vetar o ajuste da tabela do imposto de renda. Por justiça deveríamos tê-la corrigida anualmente. No entanto, evita-se que o contribuinte seja contemplado com o que lhe é de direito e assim o penaliza pela forma mais fácil que é o desconto no contracheque. A equipe econômica do governo não tem respeitado o reajuste pela igualdade, preferindo prejudicar o mais fraco. De acordo com o estudo promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, em 2015, a defasagem alcançará, simplesmente, o percentual de 75,43%. Presidente Dilma reveja a sua decisão de malfeito.
Veja Mais

Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:

Tecnologia para reduzir gases de efeito estufa (leia mais)
Mundo do petróleo desinveste e demite (leia mais)
A Petrobrás e a campanha do capital internacional: entrevista com Fernando Siqueira (leia mais)

“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes

Feliz Ano Velho: Nação outra vez em defesa da Petrobrás (AEPET Notícias 408)
Sem punir corruptores não se vence a corrupção (AEPET Notícias 407)
Pré-Sal é estratégico para o Brasil crescer (AEPET Notícias 406)

O barril Tipo Brent estava em US$ 48,52 nesta 6ª feira (23/01). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 46,31 o barril (Oil-Price.Net).

Entenda a composição do preço da gasolina.