“Desinvestimento”, eufemismo para privatização, prejudica a Petrobrás
O presidente da AEPET, Felipe Coutinho, aponta neste artigo os riscos da venda de ativos da Petrobrás, proposta no novo Plano de Gestão e Negócios da companhia.
A Petrobrás apresentou recentemente a revisão do seu plano de negócios para o período 2015-20. Das revisões se destacam a redução dos investimentos em 37%, a diminuição da projeção da produção de petróleo em 2020 de 4,2 para 2,8 milhões de barris por dia e a venda de ativos na ordem de 57 bilhões de dólares, cerca de 20% do patrimônio da estatal, até 2020. O foco da revisão é a redução do endividamento, da “alavancagem” no jargão financeiro.
Veja Mais
Brasil atingiu metas de redução de pobreza da ONU
A especialista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Renata Rubian, afirmou que o Brasil conseguiu atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs, em relação à pobreza e à fome.
Veja Mais
Este texto não é sobre a Grécia
por Miguel Tiago
Nem sobre Portugal, ou Alemanha. Também não é sobre austeridade, nem sobre resultados de referendos.
Na verdade, ao falar-se de União Europeia, excluem-se os povos que alimentam esse projecto imperialista, entre os quais o Grego, o Português, o Alemão.
Veja Mais
Engenharia em desmonte
Por Pedro Celestino
A engenharia brasileira está em processo de desmonte, levada de roldão pelo impacto das investigações em torno de denúncias de corrupção que atingem a saúde financeira e colocam em perigo a sobrevivência de algumas das principais empresas nacionais do setor, especialmente na área de construção pesada.
Veja Mais
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Conselho Fiscal rejeita, novamente, contas da Petros (leia mais)
FNP e FUP alertam para a possibilidade de greve por tempo indeterminado (leia mais)
Greve contra venda de ativos une FNP e FUP (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
As 14 principais razões para a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal (AEPET Notícias 411)
Propostas para o fortalecimento institucional e defesa da Petrobrás contra a corrupção (AEPET Notícias 410 (Especial))
Soberania vale mais que mercado (AEPET Notícias 410)
O barril Tipo Brent estava em US$ 53,47 nesta 3ª feira (28/07). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 47,39 o barril (Oil-price.net).