Boletim AD

AEPET Direto 11/09/2014

Data da publicação: 11/09/2014

11 DE SETEMBRO DE 2014

Graça Foster recebe Fenaspe
A presidente da Petrobrás, Graça Foster, recebeu na última sexta-feira (5) o presidente da Fenaspe, Rodinei Hernandes, e, a convite deste, os presidentes das Associações de participantes e assistidos da Petros em âmbito nacional com sede no Rio de Janeiro – Julio Guedes, da AMBEP; Silvio Sinedino, da AEPET; e Paulo Brandão, da AEPET- BR, que na reunião representou também o presidente da APAPE. Graça demonstrou total atenção à exposição, que, entre outros assuntos, enfatizou as preocupações com as últimas notícias envolvendo a Companhia.
Debate Brasil avalia conjuntura internacional
Willians Gonçalves, professor de Relações Internacionais da UERJ e da UFF analisa a conjuntura internacional no programa Debate Brasil que vai ao ar nesta quinta-feira, às 21h, pelo Canal 6 da Net Rio. O programa, que será reprisado no domingo, dia 14, poder ser acessado também através do site da AEPET.

Petrobrás quer investir mais em gasodutos
No Brasil, só a Petrobrás constrói gasodutos. A Brasil Energia Online informa que a Petrobrás pretende construir um gasoduto para escoar a produção do campo Jacupemba, no Espírito Santo. O duto de 5,3 km conectará a área ao campo Cancã, onde o gás será queimado em unidades de geração de vapor para injeção. O objetivo, informa o texto, é aumentar a produção de petróleo em Cancã, que caiu este ano para 819 b/d.

Agência americana confirma aumento da produção brasileira de petróleo
Relatório divulgado pela Agência de Informações de Energia (EIA) dos Estados Unidos aponta que, com a exploração do pré-sal, o Brasil terá a maior taxa de crescimento na produção de petróleo nas próximas décadas. Segundo a Agência, o volume extraído no país será de 4,5 milhões de barris/dia, o que significa um aumento de 119% comparado à produção atual. Defensora dos interesses das grandes petroleiras, a EIA, entretanto, ressalva que a legislação brasileira sobre petróleo e a política de conteúdo local podem interferir neste cenário.

Uma contribuição ao debate sobre o ensino de engenharia

Por Agamenon Oliveira

Qualquer proposta de mudança mais significativa no ensino de engenharia no sentido de adequá-lo a uma nova conjuntura na economia e nas relações sociais estará sempre marcada pela importância cada vez maior da inovação tecnológica e pela globalização. Neste contexto, uma visão crítica do modelo politécnico de ensino da engenharia nos parece ser um caminho promissor. O modelo politécnico francês aplicado no Brasil em uma conjuntura completamente diferente da francesa também é apresentado..
Notícias importantes dos últimos “AEPET Diretos”:
Sinedino quer incluir apuração de denúncias na pauta do Conselho de Administração (leia mais )Concluídos os trabalhos do filme “Dívida Pública Brasileira: A Soberania na Corda Bamba” (leia mais)
“AEPET Notícias” – Leia os boletins mais recentes
AEPET Notícias 403 (leia mais)
AEPET Notícias 404 (leia mais)
AEPET Notícias 405 (leia mais)

COTAÇÃO DO PRETRÓLEO
O barril Tipo Brent estava em US$ 99,16 nesta 4ª feira (10/09). Por seu lado o óleo leve negociado em Nova Iorque foi para US$ 92,75 o barril.(Oil-Price.Net)

Acessar publicação original:

aepet.org.br