A AEPET lamenta informar a perda de mais um pioneiro da Engenharia na Petrobrás. Faleceu, no dia 19/07/10 (2ª feira), o Engenheiro João Batista de Castro Moreira da Silva, um dos pioneiros da Engenharia Básica da Petrobrás.
João Batista de Castro Moreira da Silva, que era Engenheiro Civil de formação e Engenheiro de Processamento na Petrobrás, foi militante politico na década de 1960, da geração que lutou e sonhou por um mundo melhor. Trabalhou na RPBC (Refinaria Presidente Bernardes Cubatão), no antigo DEPIN (Departamento Industrial, atual Abastecimento), no SEGEN (Serviço de Engenharia, atual Engenharia) e na Engenharia Básica do CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobrás), de cuja implantação participou, tendo sido o primeiro Chefe de Divisão da área de processos de refino.
Batalhador incansável pela autonomia tecnológica da Petrobrás, foi referência e orientador de gerações de engenheiros de processo. Os amigos de João Batista destacaram que ele ‘defendia e praticava uma austeridade quase que franciscana na defesa do interesse público, sempre defendendo o bem comum’. Ele foi sócio da AEPET.
O Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, declarou:
‘Tive a honra cidadã de conhecer o Engenheiro João Batista, no CENPES. Exemplo de profissional e cidadão, João Batista era uma referência de postura ética e de reflexões e luta por um Brasil mais justo e soberano. Apelávamos à inteligência e à robustez ideológica do João Batista para dirimir e consolidar nossas posições quanto à condução da política tecnológica que o CENPES aplicava em sua gestão. É o prosseguimento natural das coisas. Resta-nos tomar a vida do João Batista – que era meu vizinho da Ilha do Governador paradisíaca dos anos 1950 e 1960 – como exemplo, continuar nosso esforço e atuar junto aos mais jovens no intuito de convencê-los a abraçar os mesmos sonhos e utopias que defendemos’.