Em outubro de 2020, a pedido do então presidente da AEPET, Pedro Augusto Pinho, as bibliotecárias, membros da associação, Regina Rosa Mehl Figueiredo e Sonia Tavares de Freitas elaboraram um projeto para a implantação de uma Biblioteca Digital da AEPET.
Entre outros objetivos, destacou-se a necessidade de reunir e disponibilizar toda a produção intelectual da AEPET desde o seu início na Internet e, posteriormente, a digitalização de documentos antigos e/ou históricos e os relatórios anuais da Petrobrás desde a sua criação (já disponíveis na Biblioteca Digital).
Em abril de 2021, uma bibliotecária foi contratada para executar o projeto que, dividido em duas etapas, contemplava diagnóstico e cronograma de implantação na primeira fase. O diagnóstico identificou quase 30 mil registros distribuídos em duas bases distintas que eram incompatíveis tecnologicamente, sinalizando a necessidade de buscar uma solução para sua unificação. Na segunda fase, várias tentativas de migração automática foram tentadas, todas sem sucesso. Alguns programas foram analisados, mas barreiras como ferramenta de busca, custo de aquisição e incompatibilidade de linguagem surgiam a cada tentativa.
Em 2023, com o lançamento do novo site da AEPET em WordPress, optou-se por desenvolver a biblioteca digital na mesma plataforma.
Em 2024, a Biblioteca Digital foi lançada, disponibilizando para download as publicações da AEPET como livros e publicações avulsas; mas continua trabalhando diariamente na inserção de seus registros passados, pois o entrave tecnológico ainda não foi vencido e muitos documentos estão sendo inseridos manualmente.
A Biblioteca Digital pode ser acessada clicando no menu “Sobre”, no alto do site da AEPET (www.aepet.org.br), como mostra a figura abaixo: