Notícia

Campo gigante no Texas perderia US$ 500 bilhões aos preços de hoje

Data da publicação: 04/01/2017

Você ouviu falar sobre o maior campo de petróleo e gás dos EUA que está na bacia Permiana do oeste do Texas?

Esse é “um não campo” porque ainda não foi descoberto. Esse é aquele cujo 20 bilhões de barris são uma estimativa do US Geological Survey. Esse é o único “não campo” cujos estimados 20 bilhões de barris perderiam US $ 500 bilhões aos preços do petróleo de hoje.

Espere um minuto. E as manchetes?

Bloomberg: Um Tesouro do Petróleo de US $ 900 Bilhões Mora no Deserto do Texas Ocidental

USA Today: USGS: maior depósito de petróleo encontrado nos Estados Unidos descoberto no Texas

Deutsche Welle: Maior descoberta de petróleo e gás dos EUA – USGS

Leia a fonte – o US Geological Survey. O USGS fez uma avaliação dos recursos não descobertos e tecnicamente recuperáveis do xisto de Wolfcamp na bacia do Permiano.

“Não descoberto” significa o que ele diz – não foi descoberto. É uma estimativa, uma suposição educada. “Recursos tecnicamente recuperáveis” significa o óleo que poderia ser produzido se o custo não importasse.

De onde vieram $ 900 bilhões?

De onde veio o valor de US $ 900 bilhões? Multiplique 20 bilhões de barris por US $ 45 por barril e você chegará a US $ 900 bilhões. Em outras palavras, se o óleo magicamente pulasse do solo sem o custo de perfurar e operar poços; se não existissem custos de funcionamento para a sua produção; se não houvessem impostos e royalties.

No mundo real, um poço médio de Wolfcamp custa US $ 7 milhões para perfurar e produzier (Tabela 1 do meu post de junho de 2016 nas peças da bacia do Permiano). Os custos operacionais médios são de cerca de US $ 12 por barril. Os impostos de separação são quase 5% e a receita líquida média por barril após os royalties é de apenas 75%.

O custo

A pergunta óbvia que os repórteres aparentemente não conseguiram fazer é: quanto tudo isso vai custar? O documento USGS “Folha de Dados 2016-3092” que resume o estudo Wolfcamp inclui uma tabela que me permitiu calcular o número de poços necessários para produzir os estimados 20 bilhões de barris de petróleo.

Para cada subdivisão de Wolfcamp ou “UA” (Unidade de Avaliação), o USGS forneceu um número médio calculado de acres potencialmente produtivos e a área de drenagem média dos poços. Ao dividir os dois, pude determinar o número de poços (mostrados em amarelo) para cada Unidade de Avaliação na Tabela 2.

De acordo com os dados do USGS, seriam necessários 196.253 poços para produzir os 20 bilhões de barris, se realmente esse volume existir. A US $ 7 milhões por poço, isso custaria quase US $ 1,4 trilhões em custos de perfuração.

Ou seja, custaria mais de US $ 1,4 trilhão para gerar US $ 900 bilhões em receita, resultando em uma perda líquida de US $ 500 bilhões a US $ 45 o barril, excluindo todas as despesas operacionais, impostos e royalties – e nenhum desconto.

Essa é uma descoberta que ninguém pode dar ao luxo de fazer.

FONTE: Artberman.com