Notícia

Construção de Sondas Semissubmersíveis

Data da publicação: 16/07/2014

Realizada com sucesso, no dia 12 de julho, a instalação do 6º e último megabloco da sonda de perfuração do tipo semissubmersível (SS) Urca, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ). O megabloco 34/35-C foi colocado à vante e apoiado entre os blocos 33/34/35-S (boreste) e 33/34/35-P (bombordo). Os mega blocos são grandes estruturas metálicas que, unidas, formam a parte superior da sonda, chamada de Topside. Com esse 6º içamento, estão completas as estruturas que compõem o TopSide da SS Urca.

No Topside estão instalados oito conjuntos Motor-Geradores, bombas de lama, sala de painéis elétricos, parte das acomodações, além de diversos outros equipamentos necessários ao funcionamento da unidade. O bloco instalado em 12/07 tem como principal função a estocagem de risers e acomodações. Esse bloco tem 1.093 toneladas, 13 metros de altura por 24 metros de largura e 29 metros de comprimento. Na construção estão sendo utilizadas técnicas modernas de acabamento avançado, permitindo assim que as estruturas edificadas apresentem completação elevada com equipamentos, tubulações, cabos instalados e pintura realizada.

A SS Urca é a primeira das seis sondas (Urca, Frade, Bracuhy, Portogalo, Mangaratiba e Botinas) que estão sendo construídas em Angra dos Reis e está prevista para ser concluída em dezembro de 2015, com 55% de conteúdo nacional. Essa sonda faz parte de um pacote de 28 sondas afretadas pela Petrobrás junto à empresa Sete Brasil em 2012, para atender às demandas do pré-sal.

Os seis megablocos foram construídos no estaleiro BrasFels, RJ e o casco da SS Urca foi construído na Ásia e chegou a Angra dos Reis no dia 21 de janeiro de 2014. O Estaleiro Brasfels, além ser responsável pela construção do Topside, fará a integração de toda a unidade e o posterior teste e comissionamento dos equipamentos e sistemas, de forma a permitir o início de operação. Atualmente, cerca de 1.500 empregos diretos são gerados por essa obra.