Notícia

Documentário sobre privatizações tem pre-estreia hoje

Data da publicação: 08/10/2014
Autor(es): Alex Prado

A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital , que terá sua pré-estreia amanhã, quinta-feira, às 18:30h no Cineclube Silvio Tendler, no Museu da República, Catete. O novo filme de Silvio Tendler esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro.

O documentário é uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da CUT Nacional.

Em 56 minutos de projeção, intelectuais, políticos, técnicos e educadores traçam, desde a era Vargas, o percurso de sentimentos e momentos dramáticos da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler.