As informações veiculadas em nosso site sobre o navio João Cândido ainda não esgotaram a polêmica em torno do petroleiro da Transpetro. O navio foi inaugurado por Lula em 2010, mas só entregue em 2012. Ele pode ter tido problemas de construção, mas hoje pode estar plenamente dentro do que foi contratado e pago.
Vale ressaltar que a dúvida que vem sendo levantada pela mídia se refere à sua certificação para a classe Suezmax, que foi o objeto da contratação, e garante a capacidade de navegação em mar aberto. E a ida do João Cândido ao Chile não garante a Suezmax, segundo fontes ouvidas pela AEPET, já que a viagem teria sido feita margeando a costa.
No entanto, os testes de navegação são feitos antes de o navio ser entregue, como é praxe na indústria naval. Daí, para dissiparmos todas as dúvidas, estamos solicitando à Transpetro o envio da cópia do Certificado de Classe do João Cândido, emitido pela classificadora naval. De posse desse documento, é possível enterrar de vez todos os boatos sobre o navio de bandeira brasileira, construído no Brasil, tripulado e navegando sob comando dos brasileiros da Transpetro e da Petrobrás.