Carioca, casado com Fernanda, temos dois filhos Luís Eduardo, com seis anos, e João, com quatro anos. Pais, tios e avós naturais de São Miguel/RN. Somos mais de 150 familiares, sendo 120 primos.
Prezado colega, temos a oportunidade de participar e agir no Conselho de Administração da Petrobrás, empresa em que trabalhamos porque a escolhemos, que nos propicia a remuneração e satisfação pelo trabalho desenvolvido, bem como contribui para nosso plano previdenciário Petros. Logo, o empregado que nos representa precisa ser íntegro e ter a capacidade de produzir os resultados que dele esperamos. Mas que resultados esperamos do nosso representante do Conselho de Administração?
Eu espero do nosso representante:
- que conheça em detalhes o Plano Estratégico Petrobrás 2030, as premissas e decisões de negócios de E&P, Abastecimento, Gás energia, no Brasil e no exterior, incluindo suas subsidiárias, pesquisa e desenvolvimento, bem como suas consequências no endividamento e financiabilidade de curto, médio e longo prazo da Petrobrás.
- que conheça o mercado mundial e brasileiros de energia e o papel desenvolvido pela Petrobrás.
- que consiga entender a complexidade das relações entre a Petrobrás e as partes interessadas (governo, acionistas, comissões de valores mobiliários, sociedade local, fornecedores, competidores, sindicatos, parceiros, fundos de pensão) nos locais em que atua e avaliar o impacto dessas relações na implantação do PE Petrobrás 2030 com vistas à garantir a perenidade das atividades da Petrobrás e do Fundo de Pensão, Petros.
- que conheça em detalhes os mecanismos de gestão, planejamento e controle, e de governança, corrigindo e prevenindo condutas ineficientes, logo, danosas à Petrobrás ao longo do tempo.
As ineficiências de gestão ou resultados de atos ilícitos dão prejuízos e diminuem a confiança das partes interessadas na Petrobrás. A Petrobrás enfraquecida não nos interessa e não interessa às partes interessadas, pois a energia produzida pela Petrobrás é fundamental na matriz energética brasileira, em termos de combustível para nossos transportes, gás de cozinha e refrigeração, e geração de eletricidade a partir das térmicas sem nos esquecer dos biocombustíveis. Isso pode ser feito remunerando os investidores de forma adequada.
Além disso, Petrobrás enfraquecida significa menor capacidade de investimento, geração de trabalhos diretos e indiretos nela e nos fornecedores, menor investimento em pesquisa e desenvolvimento, menor produção de energia com o consequente aumento das importações prejudicando a balança comercial do Brasil e das condições de vida da sociedade em que vivemos.
Lembre-se do exemplo de Stephen Covey em O Poder da Confiança: Ele compara a babá que ele tem em casa e o presidente da empresa dele. Ele confia na babá para cuidar dos filhos dele, e confia no presidente da empresa dele para administrar sua empresa de consultoria. Ele, porém, pondera: Embora ambos sejam íntegros enquanto pessoa, eu não coloco a babá como presidente da empresa nem o presidente da empresa como babá, pois a babá não possui o conhecimento profissional esperado de um presidente de empresa nem o presidente da minha empresa possui o conhecimento profissional de uma babá.
Por todas estas razões, vote em quem te dá confiança empresarial: questão de integridade pessoal e capacidade de produzir os resultados esperados desta função. Não ponha a babá como nossa representante no Conselho de Administração da Petrobrás.
Por que me candidatei?
Eu me candidatei por não estar satisfeito com os representantes eleitos nas últimas três eleições para eleger o nosso representante no CA da Petrobrás. E você, está satisfeito com a atuação deles, você sabe o que eles fizeram? Está satisfeito com as notícias da Petrobrás na imprensa e com o que você ouve no seu meio social? Se você está insatisfeito, e caso não seja candidato, vote em mim, Jucelino Freitas pela perenidade da Petrobrás enquanto empresa que nos fornece energia, nossa remuneração e nosso fundo de pensão. Vote porque é a melhor opção p’ra você. Decida você o seu futuro.
A confiança na Petrobrás pode e deve ser reconquistada.