Notícia

Para o Ministério da Fazenda, menor investimento da Petrobrás é mais danoso para o PIB do que o ajuste fiscal

Data da publicação: 22/10/2015
Autor(es): Alex Prado

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda divulgou estudo apontando o impacto da diminuição dos investimentos da Petrobrás, de US$ 37,1 bilhões em 2014 para US$ 25 bilhões este ano, na economia brasileira. Segundo o documento, a necessidade da empresa de redimensionar seu plano de negócios e a repercussão da operação Lava Jato podem levar a uma contração de até 2 pontos percentuais do PIB.

Na verdade o estudo apresentado quer justificar a política de ajuste fiscal implementada pelo Ministério da Fazenda. Em certo trecho, o documento afirma que a diminuição dos investimentos da Petrobrás “tem impacto evidentemente muito maior do que o possível efeito contracionista ao longo do ano da variação muito modesta nas alíquotas de alguns impostos como Cide ou PIS/Cofins”.

O estudo segue dizendo que “a variação do investimento da Petrobrás pode ter tido um impacto muito significativo sobre o PIB e sobre as expectativas da economia em 2015”.

Segundo a secretaria, a redução do plano de investimento da Petrobrás provocará a contração do PIB em 0,6 ponto percentual apenas por meio dos efeitos diretos. Incluídos os efeitos indiretos (sobre fornecedores e empresas relacionadas à indústria de petróleo) e a queda na renda da população afetada, a retração sobe para 1,7 ponto percentual.

Caso seja incluído o impacto dos investimentos totais que deixaram de ser realizados pelas empreiteiras, não apenas na área de petróleo e gás, o efeito negativo sobre a economia sobe para pelo menos 2 pontos percentuais.