A Petrobrás anunciou, nesta segunda-feira (28), a descoberta de petróleo leve e de boa qualidade (31º API) com a perfuração do terceiro poço de Carcará, na área da Bacia de Santos em águas ultra profundas.
Tanto o tipo de rocha, as características do petróleo a pressão, profundidade e espessura da coluna de acumulação encontrados indicam que é o mesmo reservatório encontrado nos dois primeiros poços, com espessura entre 320 e 470 metros (Libra tem pouco mais de 300 m, por exemplo), demonstrando que pode-se estar diante de uma nova descoberta expressiva.
Em 2012, por exemplo a agência Reuters publicou nota afirmando“A expressiva coluna de Carcará tem potencial para colocar o prospecto no mesmo patamar das maiores descobertas do Brasil, ao lado de campos como Lula e Sapinhoá, como foi lembrado pelo Blog Tijolaço.
A área de Carcará localiza-se cerca de 220 km do litoral de São Paulo e encontra-se no Plano de Avaliação da Descoberta aprovado pela ANP.
A Petrobrás opera 66% do consórcio, associada à Petrogal (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).
FONTE: Petrobás e Tijolaço