Notícia

Petrobrás volta a bater recordes de produção

Data da publicação: 08/06/2016
Autor(es): Alex Prado

Depois de apresentar recuos, devido a manutenções programadas, a produção de petróleo e gás da Petrobrás voltou a crescer significativamente. Em maio, foi de 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 5% acima do volume produzido em abril e 2% acima do produzido em maio de 2015, dos quais 2,64 milhões boed foram produzidos no Brasil e 190 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo, em maio, foi de 2,24 milhões de barris por dia (bpd), 6% acima do volume produzido no mês anterior e 1% acima do produzido em maio de 2015.

O volume produzido em maio, no Brasil, é a quinta maior média mensal de produção da Petrobrás. Esse crescimento deveu-se, principalmente, ao recorde na produção no pré-sal, com a entrada de novos poços conectados ao FPSO Cidade de Maricá, no campo de Lula, e ao retorno à operação de plataformas que estavam em parada programada e em manutenção corretiva em abril.

Só no pré-sal a produção aumentou 15% em relação a abril e atinge novos recordes, ao alcançar o volume de 1,15 milhão boed.

A produção de petróleo operada pela Petrobrás em maio, naquela província, também foi um recorde mensal, com aumento de 16% em relação ao mês anterior, ao atingir a média de 928 mil bpd.

O custo médio de extração dos poços do pré-sal atingiu valor inferior a US$ 8 por barril de óleo equivalente e vem sendo reduzido gradativamente. O tempo médio para construção de um poço atingiu 89 dias, o que representa uma redução de 71% entre 2010 e 2016.

FONTE: Petrobrás