O Conecte é uma aplicação disponibilizada na intranet da PETROBRAS com o objetivo de manter interligadas “pessoas com objetivos e interesses comuns, de modo a gerar valor para o negócio da Petrobrás”, partindo das seguintes premissas:
Colaboração: facilitar a colaboração nos projetos e processos;
Compartilhamento: compartilhar percepções e ideais;
Conhecimentos: promover a disseminação de conhecimentos técnicos;
Novas soluções: favorecer novas soluções de negócio e mudanças culturais;
Visibilidade às pessoas: dar visibilidade às qualificações e experiências individuais”, como pode-se ler na descrição da ferramenta.
Dentro do âmbito do Conecte, foi criada a comunidade “Representante dos Empregados no CA 2016”, cujo objetivo declarado constitui-se em servir de “espaço destinado à publicação de questões relativas ao Conselho de Administração da Petrobrás, bem como participação dos colegas interessados em contribuir”.
A iniciativa sem dúvida é louvável, porém a participação dos (as) petroleiros (as) é muito esporádica e restrita a um pequeno número de membros efetivamente atuantes em postagens e comentários. Mais que nunca, o debate é extremamente necessário neste momento da Companhia e temas relevantes como venda de ativos, modelos de contratação e acordo coletivo de trabalho precisam ser tratados com a devida atenção pela categoria petroleira (porém, infelizmente BR Distribuidora e Liquigás ainda não têm acesso ao Conecte). A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, bem como seus sucessores, precisam e devem manter-se em contato estreito com os profissionais da Companhia, para que, inclusive, possam ter argumentos sólidos na defesa dos interesses reais dos trabalhadores e trabalhadoras que constituem o sistema PETROBRAS.
FONTE: Petrobrás