Criado em 2012, com o objetivo de recuperar a eficiência operacional de campos maduros, o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (PROEF) contribuiu para uma produção adicional de petróleo de 96 mil barris por dia no primeiro semestre de 2014.
A eficiência operacional na Unidade Operacional Bacia de Campos (UO-BC) alcançou 80% no fim do semestre. Em maio, foi batido o recorde de eficiência operacional dos últimos 47 meses: 81,2%.
Em seu relatório mensal, a Agência Internacional de Energia (AIE) classificou como “excepcional” o aumento da produção de petróleo no Brasil. O documento destaca o início da operação em novos campos, como Roncador e Caratinga, e o fim das manutenções programadas. Também reconhece o resultado dos esforços da Petrobrás em aumentar a eficiência, mencionando o Proef.
Atualmente, seis Unidades de Manutenção e Segurança (UMSs) executam atividades de apoio às plataformas da Bacia de Campos. Essas unidades têm como objetivo dar suporte a ações de melhoria na eficiência operacional. Na Unidade Operacional Rio (UO-RIO), o programa elevou a eficiência operacional a 96%.
Com metas anuais crescentes, o PROEF se propõe a recuperar o patamar de 90% de eficiência operacional na Unidade de Operações da Bacia de Campos até 2016.