Notícia

Programa Faixa Livre resiste e amplia contribuições

Data da publicação: 13/03/2017
Autor(es): Alex Prado

A equipe responsável pelo programa Faixa Livre (Band AM 1360) divulga carta aos ouvintes e colaboradores, prestando contas dos valores recebidos e que permitem a continuidade do programa, que está no ar há mais de 21 anos. Segundo a equipe, “”estão sendo superadas, assim, as dificuldades encontradas e almejando aprimorar continuamente esse projeto de comunicação que parece cada vez mais essencial, frente ao quadro político que vivemos e à própria situação que temos em relação aos meios de comunicação de massa.

Leia abaixo a íntegra da carta:

Prezado amigo, ouvinte e colaborador do Programa Faixa Livre,

é com muita satisfação que nos dirigimos a vocês.

Queremos inicialmente agradecê-los pela atenção e pelo carinho que temos recebido de vocês ao longo de anos e, particularmente, pelo apoio que nos foi dado para a manutenção do nosso programa, a partir do final do ano passado, quando enfrentamos sérias dificuldades para o financiamento dos custos do Faixa Livre.

Desde então, temos feito um apelo para fortalecer o apoio financeiro que recebemos, através de conta bancária específica, dos nossos apoiadores.

O resultado tem sido o melhor possível e nos permitiu manter o programa no ar, apesar de dificuldades que ainda precisam ser mais bem equacionadas, tanto no plano financeiro quanto no tocante aos nossos recursos técnicos, especialmente com relação à veiculação do programa através da internet e de seus diversos meios.

Desde setembro, nossa arrecadação vinculada ao apoio financeiro voluntário de vocês produziu os seguintes resultados:

Mês                     Valor
Setembro           1.940,00
Outubro             5.263,00
Novembro         3.780,00
Dezembro         4.396,00
Janeiro              4.283,00
Fevereiro          3.824,00

Ao mesmo tempo, passamos a contar – a partir desse esforço de fortalecer a sustentação financeira do programa – com o apoio de novas entidades que, através de decisão de suas respectivas diretorias, passaram a participar desse esforço coletivo de viabilizar a existência e manutenção desse canal de comunicação radiofônica e via internet, que hoje dispomos.

Desse modo, além da Associação de Engenheiros da Petrobrás – AEPET; do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro; do Conselho Regional de Economia/RJ; do Sindicato dos Economistas/RJ; e do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, tradicionais entidades patrocinadoras, passamos também a contar com o valioso apoio e colaboração das seguintes entidades:

AFBNDES – Associação dos Funcionários do BNDES;
ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior;
ADUFF – Associação de Docentes da UFF;
Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro;
Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho/RJ;
Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE;
Associação de Docentes do Colégio Pedro II;
Fundação Dinarco Reis (PCB)

Esse conjunto de entidades contribui hoje com a soma mensal de R$ 16.500,00. Acrescido o valor oriundo das contribuições voluntárias dos apoiadores do Programa Faixa Livre, temos tido condições de arcar com os custos ordinários do mesmo, em torno de R$ 22.000,00, excluindo-se as necessárias provisões para pagamentos extras, tais como substituição de férias de integrantes da equipe básica do programa (três pessoas), pagamento de 13º ou necessários investimentos para melhor aproveitar as possibilidades de veiculação do programa pela internet, via Youtube ou Facebook, por exemplo.

Temos, portanto, a necessidade de ampliar o número de entidades patrocinadoras do Programa, bem como manter, fortalecer e ampliar esse imprescindível apoio financeiro que nos tem sido dado por vocês, ouvintes, amigos e comentaristas do Faixa Livre.

Recentemente, tivemos também o prazer e orgulho de participar da fundação da Associação de Amigos do Programa Faixa Livre, entidade em fase de legalização e organização que, temos certeza, igualmente nos ajudará nesse esforço de fortalecimento da base de sustentação política e financeira do Faixa Livre.

Ao mesmo tempo, retornamos à Rádio Bandeirantes AM 1360, em nosso tradicional horário de 8 às 10h da manhã, de 3ª a 6ª feira, e das 9 às 10h, às segundas-feiras, com a repetição do programa diário, na parte da tarde e da noite, na programação da rádio. Veiculamos, também, o programa na internet, através de nossa página www.programafaixalivre.org.br, e mantemos uma página atualizada e dinâmica do programa no facebook (Programa Faixa Livre), além de estarmos presentes ainda no twitter (@pgmfaixalivre) e no instagram.

Estamos superando, assim, as dificuldades encontradas e almejando aprimorar continuamente esse projeto de comunicação que nos parece cada vez mais essencial, frente ao quadro político que vivemos e à própria situação que temos em relação aos meios de comunicação de massa e o seu tirânico controle por parte de cartéis econômicos.

Reiteramos, por fim, nosso agradecimento por todo o apoio que temos recebido e lembramos a absoluta necessidade de manutenção das contribuições financeiras mensais de nossos apoiadores. Lembramos, também, que – por iniciativa do próprio Banco do Brasil – o número da agência e da conta corrente que recebe essas contribuições financeiras foi alterada, sendo agora as seguintes:
Agência 0183-X
Cc 142.426-2

Certos do contínuo e essencial apoio dado por vocês,
atenciosamente,

Celeste Cintra
Nathália Moraes
Paulo Passarinho