Tendo como tema “A inserção do Brasil na balança entre potências internacionais”, o cientista político José Luís Fiori, da UFRJ, abre nesta terça-feira (8), no Clube de Engenharia, o seminário “Uma estratégia para o Brasil, um plano para a Petrobrás”, promovido pela AEPET, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ. Também parceiro no evento, o Clube de Engenharia fica na Av. Rio Branco, 124 – no Centro do Rio. A entrada é franca para todos os interessados no tema.
Dando prosseguimento ao evento, dia 16, das 18h às 20h30, o presidente da AEPET, Felipe Coutinho, abordará o tema “Do petróleo à apropriação do excedente de valor produzido por meio da Petrobrás”. Coutinho é Engenheiro químico, especializado em engenharia de processamento e em biocombustíveis, e trabalha no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES).
No dia 23 o tema é “Geopolítica do petróleo e conjuntura internacional”, com Raphael Padula, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.
E, finalmente, no dia30, “Diplomacia, sistema monetário internacional e petróleo: desafios e oportunidades para o Brasil”, com Mauricio Metri, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ) e na Graduação de Relações Internacionais (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFRJ “Poder Global e Geopolítica do Capitalismo”.
O mediador será o economista Paulo Passarinho e, ao final de cada seminário, serão reservados 30 minutos para perguntas do público.