Notícia

Dilma e a migração das rádios AM para FM

Data da publicação: 13/11/2013
Autor(es): MidiaNews

Dilma diz que migração das rádios deve aumentar audiência

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (11), no programa Café com a Presidenta, que a migração das rádios AM para FM vai permitir uma transmissão com mais qualidade e sem interferências. Para Dilma, a mudança significa um “salto tecnológico que vai manter e até aumentar a audiência das rádios”.

O decreto que foi assinado pela presidente na última quinta-feira (7), no Dia do Radialista, autoriza a migração de emissoras de rádio que operam na faixa AM (Modulação em Amplitude) para a faixa FM (Frequência Modulada).

A mudança era uma das reivindicações do setor de rádio, que afirma que a medida vai melhorar a qualidade do sinal das rádios AM. Dilma disse que as quase 2 mil rádios AM no Brasil são um patrimônio.

– O Brasil, hoje, tem quase, olha bem, 2 mil rádios AM, e elas são um verdadeiro patrimônio do nosso país, porque levam diversão, cultura, informação e prestam serviço aos ouvintes.

As rádios têm o prazo de um ano para decidir se querem ou não mudar para a faixa da FM. Quem decidir pela mudança, terá cinco anos para fazer as transmissões tanto pela AM quanto pela FM. Outra mudança lembrada por Dilma é a vantagem de poder transmitir a programação por meio de celulares e tablets, recurso que, segundo a presidente “vai ajudá-las também a conquistar as novas gerações”.

A presidente lembrou, ainda, que o rádio tem alcance nacional e que sempre procura dar entrevistas a rádios por onde passa para falar sobre as ações do governo.

Migração

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração poderá ser feita a partir de 1º de janeiro de 2014, mas a mudança pode enfrentar problemas.

– Sabemos que na maioria das localidades é possível fazer a transferência, mas em grandes centros pode haver dificuldade.

Hoje, 1.772 emissoras operam na faixa AM no País, divididas em alcance local, regional e nacional. O presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, estima que 90% das emissoras AM passem a operar na faixa FM.

– Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares.

O custo da migração para as rádios, na compra de equipamentos, será de aproximadamente R$ 100 milhões.