ANTÔNIO MARTINS – SUA VOZ NO CA!
A essência de minha plataforma, que defendi na eleição anterior para o Conselho de Administração da Petrobrás, quando obtive 321 votos, visa responder à pergunta:
COMO INCLUIR NA PAUTA DO CA OS ASSUNTOS DE INTERESSE DOS PETROLEIROS?
O CA está situado entre a Assembleia Geral dos Acionistas e a Diretoria Executiva da Petrobrás. É onde ocorrem as deliberações estratégicas a serem seguidas pela Petrobrás, a exemplo da política de investimentos, política de RH (incluindo terceirizações), venda de ativos, Código de Ética entre outras. Enfim, orientações gerais que afetam o presente e o futuro da Companhia e dos seus empregados.
O papel do Conselheiro representante dos empregados é o de se manifestar e votar nos assuntos da pauta defendendo o ponto de vista dos trabalhadores com total independência em relação ao governo, empresa e acionistas.
Embora limitado pela atual legislação na discussão de temas de RH, a presença do representante dos trabalhadores pode contribuir para barrar decisões absurdas que venham a prejudicar a Petrobrás, os petroleiros e o Brasil. Pode também convocar qualquer Diretor ou Gerente da Companhia para explicar procedimentos de sua área que deixe dúvidas ou insegurança para os empregados.
Mas, como garantir que sejam pautados os assuntos de interesse dos trabalhadores que afetem o seu futuro como planos de previdência e aposentadoria, ou outros priorizados pela categoria como de seu interesse estratégico?
Como defendi antes, só através de um MANDATO PARTICIPATIVO, com base em uma comunicação eficaz, podemos mobilizar as bases de nossa categoria para, de forma democrática, discutir e priorizar os assuntos mais importantes e urgentes. A ampla participação dos petroleiros no processo será fator chave de pressão para a inclusão desses assuntos na pauta do CA.
Este é o nosso desafio!
Antônio Martins
Eng.º de Meio Ambiente da Petrobrás
Mestre em Planejamento Energético COPPE/UFRJ
Diretor do Sindipetro-RJ